Edição Atual

v.1 n.1 (2018); Empatia - Revista de Saúde Integral - Dezembro 2018
É  com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da Empatia - Revista de Saúde Integral, um periódico eletrônico plural e democrático que pretende divulgar, como já se observa nesta edição inaugural, produções intelectuais relativas à área da saúde. Saúde essa que, a nosso ver, não se limita à dimensão orgânica, pois remete ao bem-estar de seres humanos essencialmente históricos e inseridos em impactantes contextos sócio-políticos.

Visando divulgar produções engendradas no Centro Universitário de São Paulo (UNISP), mas aberta a trabalhos originários de outros polos de pesquisa, a Empatia apresenta, neste seu primeiro número, artigos e ensaios que remetem a distintos campos do conhecimento ? psicologia, educação física, enfermagem, pedagogia, metodologia da pesquisa científica, assistência social ?, pois é seu pressuposto que a reflexão e investigação sobre a saúde na contemporaneidade não pode ser monopolizada por qualquer disciplina e requer, acima de tudo, um esforço coletivo que envolva a complementariedade de várias áreas do saber.

Em um momento histórico em que direitos humanos e sociais, duramente conquistados, estão seriamente em risco e em que concepções de mundo autoritárias ameaçam importantes avanços democráticos e progressistas, faz-se necessário, mais que nunca, ampliar a discussão sobre a integralidade, historicidade e dimensão político-social da saúde. Esperamos que a Empatia venha a contribuir para essa visão crítica e gostaríamos também, car@ leitor@, que você saiba que estamos abertos aos seus comentários e críticas.

Publicado: 01/12/2018

Empatia - Revista de Saúde Integral é uma publicação especializada aberta a contribuições nacionais e regionais com acesso online. Tem por objetivo publicar informações científicas em Saúde que possam contribuir para o conhecimento de profissionais de saúde.

Informações


Para leitores
Para Autores
Para Bibliotecários


Procurar por