A Universidade Brasil tem o compromisso de levar Educação de qualidade a todos os brasileiros. Dirigida pelo visionário da Educação, o engenheiro Fernando Costa, seu Reitor, a Universidade já assumiu a posição de uma marca nacional.

Missão e Valores da IES

1. Missão
Oferecer de maneira crescente e sustentável, educação superior contemporânea comprometida com a formação de sujeitos éticos, socialmente responsáveis e profissionais qualificados para o mundo do trabalho e o exercício da cidadania que contribuam para melhoria da qualidade de vida.
 
2. Valores
A dignidade do ser humano, o pluralismo democrático, a transparência e responsabilidade nas relações institucionais e comunitárias, o respeito à individualidade e diversidade de ideias, o espírito de equipe e criatividade, além do compromisso com o meio ambiente.

Objetivos da IES
A Universidade Brasil tem como base para seus objetivos gerais a formação, a pesquisa e extensão, aliados à política de gestão e parcerias. Dessa forma, adota por objetivos gerais:

  • Promover ensino de graduação e pós-graduação, em todas as suas modalidades, com qualidade e de forma contínua, conforme previsto na legislação educacional brasileira nas áreas de educação, ciências e artes, bem como em todos os demais campos do conhecimento humano, vislumbrando a integração do ensino, da pesquisa e da extensão, formando profissionais competentes e éticos para o mundo do trabalho;
  • Fomentar a investigação científica, promovendo a produção do conhecimento, objetivando participar da solução de problemas da comunidade, na medida em que desenvolve atividades de ensino e pesquisa;
  • Ampliar atividades de extensão como mecanismo de articulação da universidade com a comunidade, incentivando a cultura local, regional e nacional por meio de ações sociais. Além disso, estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, com objetivo de prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com ela uma relação de reciprocidade;
  • Difundir a produção cultural, científica e técnica, que constituem patrimônio material e imaterial da humanidade, bem como comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  • Promover convênios, parcerias e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais de forma a ampliar processos educacionais e aperfeiçoar o conhecimento;
  • Implementar processos de gestão compartilhada contemplando a comunidade acadêmica com objetivo de diagnosticar e suprir as necessidades da universidade e da comunidade;
  • Implementar e fomentar estudos e ações relativos às temáticas de inclusão, notadamente temas da cultura afro-brasileira e indígena;
  • Incentivar e apoiar ações relativas à política de educação ambiental no âmbito da universidade e suas regiões de abrangência.
  • A Instituição integra-se à cultura local, regional e nacional, estimula a interação com a sociedade, busca a sua internacionalização e investe na qualidade de seus projetos de ensino, pesquisa e extensão. Para cumprir suas finalidades, adota o princípio da liberdade e qualidade de ensino e aprendizagem, com foco no aluno, buscando, na formação, desenvolver competências e habilidades sociais com olhar para a inclusão e responsabilidade social, possibilitando autonomia e qualificando para resolução de problemas.
  • É uma instituição de direito privado que acolhe as decisões colegiadas, dialoga com a comunidade, com as instituições públicas e que, através do princípio da solidariedade e responsabilidade social, reconhece e exercita a democracia. À luz de seu estatuto, norteia-se pelo princípio da sustentabilidade da gestão financeira e patrimonial da instituição.


Breve Histórico da Universidade Brasil
A Universidade Brasil é originária das Faculdades Camilo Castelo Branco cujos primeiros cursos de graduação foram autorizados em 1971 e reconhecidos em 1974. Os anos que se seguiram foram dedicados à expansão do número de cursos de tal forma que, no final da década de 1980, a Instituição já contava com um total de 24 (vinte e quatro cursos) de graduação.
Com mais de quatro décadas de experiência na área educacional no ensino básico e na educação superior, a Universidade Camilo Castelo Branco, atualmente, Universidade Brasil, pleiteou e obteve o seu credenciamento como Universidade, reconhecido pela Portaria ministerial 374 de 14/06/1989, publicada DOU de 16/06/1989. Em 03/05/1995, credenciou o Campus Fernandópolis, através da Portaria Ministerial 735 de 06/05/1999, publicada no DOU em 07/05/1999; e o Campus Descalvado.
Com intuito de ampliar sua área de atuação e levar a educação de nível superior para outras regiões, passou a ofertar cursos na modalidade a distância quando obteve credenciamento, através da Portaria Ministerial nº 1.621, de 18/11/2011, com autorização para quatro polos de apoio presencial, distribuídos em São Paulo, Descalvado, Santos e Sertãozinho, todos no Estado de São Paulo.
Em 2012, a Instituição foi recredenciada pela Portaria Ministerial nº 523, de 10/05/2012, com aditamento ao Ato de Recredenciamento pela Portaria nº 628 de 14/10/2016, consolidando a alteração do nome Universidade Camilo Castelo Branco para Universidade Brasil.
A Universidade Brasil oferece atualmente, na modalidade presencial, mais de 80 cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, 46 de pós-graduação Lato Sensu e cinco programas do Stricto Sensu. Na modalidade a distância oferece aproximadamente 200 cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, distribuídos em oito grandes áreas do conhecimento, subdivididas em diferentes subáreas, o que possibilita a efetivação do ensino e aprendizagem, da pesquisa e da extensão, articulados à produção e difusão do saber, bem como ao incremento da economia regional e nacional.
Os campi da Universidade Brasil estão distribuídos no Estado de São Paulo: Anhangabaú, Mooca e Itaquera na capital e nas cidades de Descalvado e Fernandópolis. Além desses, há mais de 200 Polos Parceiros localizados em cidades dos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santos, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O Grupo Universidade Brasil
Como confirmação de nosso compromisso essencial com a democratização do acesso ao Ensino Superior de qualidade, realizamos a unificação administrativa da Universidade Brasil com  toda a nossa rede de Faculdades e Centro Universitário, sob a direção de uma única organização mantenedora: o GRUPO UNIVERSIDADE BRASIL, que projeta-se como marco no cenário da Educação brasileira pela credibilidade do trabalho já realizado e pelo muito a atuar junto a sociedade ao promover a formação profissional, humana, ética e cultural da juventude de nosso país.
Com cinco campi da Universidade Brasil, um Centro Universitário consolidado, 66 Faculdades e 201 polos disseminados em 09 Estados, somos muito além de uma nova pessoa jurídica, situamo-nos dentre as mais sólidas organizações privadas de ensino e pesquisa do Brasil.


 

5 CAMPI
66 UNIDADES EM 9 ESTADOS
202  Polos
+ DE 200 CURSOS