A Universidade Brasil tem o compromisso de levar Educação de qualidade a todos os brasileiros. Criada pelo visionário da Educação, o engenheiro Fernando Costa, a Universidade já assumiu a posição de uma marca nacional, e hoje, é comandada por Felipe Sartori Sigollo.


Missão, Visão, Valores e objetivos da Universidade Brasil

Missão
Oferecer uma Educação Superior em sinergia com as atualizações e contemporaneidade de nossa sociedade, de maneira sustentável, formando profissionais éticos, socialmente responsáveis e qualificados para o exercício da cidadania e para o êxito profissional e alcance de objetivos de vida.

Visão
Ser referência no ensino nas modalidades presencial e à distância, sendo reconhecida por unir o desenvolvimento social e intelectual.

Valores
Ética, Integridade, Excelência, Compromisso, Responsabilidade Social, Inovação, Sustentabilidade, Criatividade, Disciplina, Diversidade e Colaboração.

Objetivos Gerais

A UB tem como objetivo geral, promover o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio de uma rede colaborativa entre a sociedade e a universidade, que 
proporcione a resolução de questões pertinentes ao cotidiano social. Formando assim, profissionais capacitados e íntegros, que sejam capazes de exercer a cidadania, a fim de contribuir com o desenvolvimento e crescimento de nosso país, por meio de objetivos específicos, os quais são:

•    Promover o ensino de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e à distância, integrando pesquisa, extensão e inovação, para formar profissionais éticos e socialmente responsáveis.
•    Fomentar a investigação cientifica, incentivando e promovendo atividades de pesquisa e extensão que contribuam socialmente, entendendo e solucionando de modo efetivo, dificuldades e questões da sociedade atual, estabelecendo uma relação de reciprocidade;
•    Promover intercâmbios nacionais e internacionais, entre profissionais e estudantes que proporcionem a ampliação do conhecimento, técnicas e aperfeiçoamento do ensino e aprendizado;
•    Conduzir a comunidade acadêmica a auxiliar no atendimento das necessidades da universidade e da comunidade do entorno. Promovendo atividades de extensão que incentivem a cultura local, regional e nacional, por meio de ações sociais;
•    Difundir a elaboração de publicações e outras formas que comuniquem a produção cultural, científica e técnica por meio do ensino, constituindo patrimônio material e imaterial da humidade;
•    Implementar estudos e ações com temáticas de inclusão, notadamente temas da cultura brasileira, independente de questões de raça, gênero e cor;
•    Incentivar e apoiar ações relativas à política de educação ambiental no âmbito da universidade e suas regiões de abrangência;

 

Breve Histórico da Universidade Brasil

A UB, sediada na Rua Carolina Fonseca, 584, bairro de Itaquera, São Paulo, SP, CEP 08230-030, é originária das Faculdades Camilo Castelo Branco cujos primeiros cursos de graduação foram autorizados em 1971 e reconhecidos em 1974. Os anos que se seguiram foram dedicados à expansão do número de cursos de tal forma que, no final da década de 1980, a Instituição já contava com um total de 24 (vinte e quatro cursos) de graduação.

Com mais de quatro décadas de experiência na área educacional, no ensino básico e 40 anos na educação superior, a Universidade Camilo Castelo Branco, atualmente, Universidade Brasil, pleiteou e obteve o seu credenciamento como Universidade, em 16/06/1989. Em 03/05/1995, credenciou o Campus Fernandópolis, situado na Estrada Projetada F-1, sem número, Fazenda Santa Rita, Fernandópolis, SP, CEP 15600-000, e o Campus Descalvado, situado na Rua Hilário da Silva Passos, 950, Parque Universitário, Descalvado, SP, CEP 13690-970.
Com intuito de ampliar sua área de atuação levando a educação de nível superior para outras regiões, oferta cursos na modalidade a distância, com autorização para quatro polos de apoio presencial, distribuídos em São Paulo, Descalvado, Santos e Sertãozinho, todos no estado de São Paulo.

Em 2016, a Instituição foi recredenciada e seu nome alterado de Universidade Camilo Castelo Branco para Universidade Brasil.

A IES oferece atualmente 46 cursos de graduação na modalidade presencial e 28 cursos na modalidade a distância, distribuídos em oito grandes áreas do conhecimento, o que possibilita à efetivação do ensino e aprendizagem, da pesquisa e da extensão, articulados na produção e na difusão do saber, bem como no incremento da economia regional e nacional, distribuídos nos Campi de São Paulo, Mooca, Fernandópolis e Descalvado.

A Instituição oferece um conjunto de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu nas grandes áreas de conhecimento, cinco programas e neles cinco cursos de Pós- Graduação Stricto Sensu (4 Programas de Mestrado e 1 Programa de Doutorado). Além disso, foi contemplada com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Em relação a Pós-Graduação Lato Sensu EAD vale destacar que a instituição oferta um conjunto de cursos nas áreas de conhecimento: saúde, educação engenharias, meio ambiente. A IES recebeu, ainda bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, oferecidas pela CAPES.
Em relação a Pós-Graduação Stricto Sensu existem cadastrados vinte e dois grupos de pesquisa certificados junto ao CNPQ, com projetos em desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento.

Os Pesquisadores da UNIVERSIDADE BRASIL possuem projetos de pesquisa aprovados junto à FAPESP, junto à CAPES e ao CNPq, além de diversos projetos submetidos à essas agências de fomento durante o último ano.

A Universidade Brasil possui sete patentes registradas e cinco patentes depositadas aguardando registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Nacional – INPI. Neste sentido, a IES tem investido em tecnologia e inovação por meio dos registros de patentes.

Os campi da Universidade Brasil estão distribuídos no Estado de São Paulo: Mooca e Itaquera na capital e nas cidades de Descalvado e Fernandópolis. Os campi da Universidade Brasil estão distribuídos no Estado de São Paulo: Mooca e Itaquera na capital e nas cidades de Descalvado e Fernandópolis. Além desses, há mais de 76 Polos Parceiros localizados em cidades dos Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e 3 polos no Japão. Na busca pela qualificação das suas atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão a universidade tem hoje diversas parcerias Nacionais e Internacionais. Na busca pela qualificação das suas atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão a universidade tem hoje diversas parcerias Nacionais e Internacionais.
 

Universidade Brasil

Felipe Sartori Sigollo
Reitor

Victor Mirshawha Junior
Pró-Reitor de Graduação

Prof. Dr. Marco Antonio Zonta
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

Ângelo Mellios
Assessor Especial da Reitoria

Luís Celso Vieira Sobral
Pró-Reitor de Educação a Distância

João Cury Neto
Pró-Reitor de Relações Institucionais
 
Dados da Mantenedora

Universidade Brasil
CNPJ: 09.099.207/0001-30
Endereço: Rua Carolina Fonseca nº 584, Bairro Itaquera, São Paulo Natureza Jurídica: Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos.


Dados da Instituição

Universidade Brasil – Código e-MEC 319
Endereço completo: Rua Carolina Fonseca nº 584, Bairro Itaquera Município: São Paulo
CEP – 08230-030
Telefone: (11) 2070-0062
4 CAMPI
116  Polos
+ DE 270 CURSOS

ALERTA DE FRAUDE

EM RAZÃO DE DENÚNCIAS RECENTEMENTE RECEBIDAS, A UNIVERSIDADE BRASIL COMUNICA EXPRESSAMENTE QUE NÃO AUTORIZA QUALQUER PESSOA A REALIZAR OU FACILITAR PROCEDIMENTOS EM NOME DOS ALUNOS OU TERCEIROS.