A UB tem o compromisso de levar educação de qualidade a todos os brasileiros. Criada pelo visionário da Educação, o engenheiro Fernando Costa, a Universidade já assumiu a posição de uma marca nacional. Tendo como lema “Ensinar pessoas a salvar vidas”, é hoje comandada por Felipe Sartori Sigollo.


Missão, Visão, Valores e Objetivos da UB

Missão
Disponibilizar ensino, pesquisa e extensão com sustentabilidade e inovação para a sociedade construir um ambiente de vida saudável, pacífico e próspero, com responsabilidade social.

Visão
Ser a universidade que oferece todos os conhecimentos para a preservação da vida.

Valores
Integridade de processos; foco na sustentabilidade das ações; impactar o bem-estar social; compreensão da individualidade; ensinamento contemporâneo com propósito humano”.


Objetivos Gerais
A UB tem como objetivo geral promover o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de uma rede colaborativa entre a sociedade e a Universidade, que proporcione a resolução de questões pertinentes ao cotidiano social, formando, assim, profissionais capacitados e íntegros, que sejam capazes de exercer a cidadania, a fim de contribuir com o desenvolvimento e crescimento de nosso país, por meio de objetivos específicos:

• Promover o ensino de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância, integrando pesquisa, extensão e inovação, para formar profissionais éticos e socialmente responsáveis.
• Fomentar a investigação cientifica, incentivando e promovendo atividades de pesquisa e extensão que contribuam socialmente, entendendo e solucionando, de modo efetivo, dificuldades e questões da sociedade atual, estabelecendo uma relação de reciprocidade;
• Promover intercâmbios nacionais e internacionais entre profissionais e estudantes, que proporcionem a ampliação do conhecimento, técnicas e aperfeiçoamento do ensino e aprendizado;
• Conduzir a comunidade acadêmica a auxiliar no atendimento das necessidades da Universidade e da comunidade do entorno, promovendo atividades de extensão que incentivem a cultura local, regional e nacional, por meio de ações sociais;
• Difundir a elaboração de publicações e outras formas que comuniquem a produção cultural, científica e técnica por meio do ensino, constituindo patrimônio material e imaterial da humidade;
• Implementar estudos e ações com temáticas de inclusão, notadamente temas da cultura brasileira, independente de questões de cor, credo e gênero;
• Incentivar e apoiar ações relativas à política de educação ambiental no âmbito da Universidade e suas regiões de abrangência.


Breve Histórico da UB
A UB, sediada na Rua Carolina Fonseca, 584, bairro de Itaquera, São Paulo, SP, CEP 08230-030, é originária das Faculdades Camilo Castelo Branco, cujos primeiros cursos de graduação foram autorizados em 1971 e reconhecidos em 1974. Os anos que se seguiram foram dedicados à expansão do número de cursos de tal forma que, no final da década de 1980, a Instituição já contava com um total de 24 cursos de graduação.

Com mais de quatro décadas de experiência na área educacional, no ensino básico e 40 anos na educação superior, a Universidade Camilo Castelo Branco, atualmente UB, pleiteou e obteve o seu credenciamento como universidade em 16/06/1989. Em 03/05/1995, credenciou o Campus Fernandópolis, situado na Estrada Projetada F-1, sem número, Fazenda Santa Rita, Fernandópolis, SP, CEP 15600-000, e o Campus Descalvado, situado na Rua Hilário da Silva Passos, 950, Parque Universitário, Descalvado, SP, CEP 13690-970.

Com o intuito de ampliar sua área de atuação, levando a educação de nível superior para outras regiões, oferta cursos na modalidade a distância, com diversos polos de apoio.

Em 2016, a Instituição foi recredenciada e seu nome alterado de Universidade Camilo Castelo Branco para Universidade Brasil, tendo sido em 2020 simplificado para a sigla UB.

A IES oferece cursos de graduação na modalidade presencial e na modalidade a distância, que possibilitam a efetivação do ensino e aprendizagem, da pesquisa e da extensão, articulados na produção e na difusão do saber, bem como no incremento da economia regional e nacional, distribuídos nos campi de São Paulo, Fernandópolis e Descalvado.

A Instituição oferece um conjunto de cursos de pós-graduação lato sensu nas grandes áreas de conhecimento e cursos de pós-graduação stricto sensu (programas de mestrado e de doutorado). Além disso, foi contemplada com bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Em relação à pós-graduação lato sensu EAD, vale destacar que a instituição oferta um conjunto de cursos nas seguintes áreas de conhecimento: Saúde, Educação, Engenharias e Meio Ambiente. A IES recebeu ainda bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, oferecidas pela CAPES.

Em relação à pós-graduação stricto sensu, existem cadastrados 22 grupos de pesquisa certificados junto ao CNPq, com projetos em desenvolvimento nas diferentes áreas do conhecimento.

Os pesquisadores da UB possuem projetos de pesquisa aprovados junto à FAPESP, à CAPES e ao CNPq, além de diversos projetos submetidos a essas agências de fomento durante o último ano.

A UB possui patentes registradas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Nacional – INPI. Neste sentido, a IES tem investido em tecnologia e inovação por meio dos registros de patentes.

Os campi da UB estão distribuídos no estado de São Paulo: Mooca e Itaquera na capital e nas cidades de Descalvado e Fernandópolis. Além desses, há dezenas de polos parceiros. Na busca pela qualificação das suas atividades acadêmicas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, a Universidade tem hoje diversas parcerias nacionais e internacionais.

________________________________________
 
Dados da Mantenedora

UB
CNPJ: 09.099.207/0001-30
Endereço: Rua Carolina Fonseca, 584, bairro de Itaquera, São Paulo/SP
CEP: 08230-030
Natureza Jurídica: Sociedade Empresária Limitada

Dados da Instituição

UB
Código e-MEC 319
Endereço: Rua Carolina Fonseca, 584, bairro de Itaquera, São Paulo/SP
CEP: 08230-030
Telefone: (11) 2070-0062

________________________________________

Dirigentes


Contato Reitoria: reitoria@universidadebrasil.edu.br
 

Felipe Sartori Sigollo
Reitor
Engenheiro civil formado pela FEI – Faculdade de Engenharia Industrial, com MBA em Administração Executiva pelo IMT – Instituto Mauá de Tecnologia e cursos na Harvard University. Foi secretário executivo adjunto do Ministério da Educação (2016-2018) e do Ministério da Cidadania (2019). Também exerceu como secretário executivo substituto (vice-ministro) do MEC. Foi o responsável pela idealização do Novo FIES, criando e presidindo o CG-FIES – Comitê Gestor do programa. Também presidiu o Grupo de Trabalho para Avaliação do Ensino Superior. Participou ativamente da reforma do Ensino Médio, da Base Nacional Comum Curricular e das novas diretrizes da regulação e do Ensino a Distância.

 
Marco Antonio Zonta
Pró-reitor de Pós-graduação
Graduado em Biomedicina, concluiu a especialização em Patologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina e Citopatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira. É também mestre em Análises Clínicas/Citopatologia pela Universidade Santo Amaro, doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutor na disciplina de Infectologia da Unifesp. Foi pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade Santo Amaro (2017-2019) e professor titular de Patologia Geral e Especial e Citopatologia da Universidade de Santo Amaro (2000-2017). Atuou ainda como pesquisador colaborador da disciplina de infectologia da Universidade Federal de São Paulo.

 
Luiz Pontel de Souza
Pró-reitor de Integridade e Controle e diretor geral do Campus Fernandópolis
Advogado e delegado da Polícia Federal aposentado. Ocupou os cargos de diretor de Gestão de Pessoal e de diretor executivo da Polícia Federal. Graduado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente/SP. Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Brasília e MBA em Gestão de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como adido policial na Embaixada do Brasil em Lisboa/Portugal. Foi assessor de Segurança Pública na Secretaria de Acompanhamento e Articulação Institucional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Também exerceu as funções de secretário nacional de Justiça e de secretário executivo no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 
Eduardo Batman Jr
Pró-reitor de Graduação
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (1993), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2003), especialista em Gestão Ambiental (2011) pelo Centro Universitário Claretiano e MBA em Gestão Estratégica do Ensino Superior (2015) pela Universidade Santo Amaro. Possui 20 anos de experiência em docência, 10 anos de experiência em Gestão Acadêmica e é avaliador institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira desde 2018.

 
Cristiane da Silva Hashimoto
Secretária geral
Tem 20 anos de experiência na área educacional, atuando como supervisora de relacionamento com o aluno, coordenadora de relacionamento e secretária geral. Possui licenciatura em Pedagogia, pós-graduação em Pedagogia Empresarial e MBA em Recursos Humanos, todas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

 
José Carlos Coelho Niero
Diretor geral do Campus Itaquera e do Campus Mooca 
Graduado em Turismo – Uniban/SP, especialização em Planejamento e Marketing – Senac/SP, Economia e Negócios do Turismo – FIPE/USP e MBA em Gestão do Ensino Superior – AESA, Mestrado em Administração – USCS/São Caetano do Sul. Secretário de Cultura, Turismo e Lazer da Estância Hidromineral de Águas de Lindóia (2005-2007). Mais de 20 anos atuando em instituições de ensino superior como docente, coordenador de cursos em graduação e pós-graduação e diretor de campus.
 
 
Éder Cícero Adão Simêncio
Diretor geral do Campus Descalvado
Doutor e mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (USP) com MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Possui ainda licenciatura em Química pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras. Possui mais de 10 anos de experiência no setor educacional, atuando como consultor acadêmico, docente, coordenador de cursos e coordenador de projetos.
 


 

Organogramas Universidade Brasil

Estrutura Organizacional
Campus São Paulo
Campus Descalvado
Campus Fernandópolis