Discente do Programa de Mestrado em Produção Animal realiza lançamento de glossário bilíngue na III Semana de Zootecnia

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO)/Campus Colorado do Oeste, realizou a “III Semana de Zootecnia”, evento organizado pela coordenação do curso, Centro Acadêmico de Zootecnia, docentes e servidores.

Um dos destaques foi o lançamento do “Glossário Bilíngue de Termos Técnicos na Área de Produção Animal” pela discente do Programa de Mestrado em Produção Animal da UB - Universidade Brasil, campus de Descalvado e docente/coordenadora do Centro de Idiomas do IFRO, Maria Helena Ferrari. O trabalho foi orientado pela professora dra. Cynthia Pieri Zeferino, coorientado pelo professor dr. Luiz Arthur Malta Pereira e contou com o apoio de zootecnistas, veterinários, agrônomos e técnicos em agropecuária.

Ferrari ao trabalhar a leitura instrumental em inglês com os alunos do curso de Zootecnia percebeu a dificuldade de encontrar instrumentos de tradução específicos para área de produção animal, nascendo assim a ideia da construção do glossário inglês-português, que foi lapidado durante o curso de Mestrado em Produção Animal, da UB - Universidade Brasil. O glossário foi construído com base na análise de artigos científicos publicados na revista Journal of Animal Science, no ano de 2017 e conta com um acervo de mais de 600 palavras e ou termos gerais das diversas categorias referentes à área de produção animal.
Como docente de língua inglesa e pesquisadora sobre ensino de língua estrangeira, Ferrari destaca a importância da compreensão do inglês pelos acadêmicos, pois países que possuem maiores níveis de proficiência na respectiva língua investem mais em ciência e inovação tecnológica. Segundo pesquisa realizada em 88 países, o Brasil é classificado como país de baixa proficiência e ocupa a 41º posição (English First, 2017).

Outro aspecto relevante é o título que a língua inglesa tem como língua franca por ter maior número de falantes não nativos. Nessa perspectiva, a divulgação do resultado das pesquisas brasileiras é realizada por periódicos e revistas científicas às quais passam a exigir seus manuscritos em inglês. Desta forma, o glossário desenvolvido contribui com a democratização do conhecimento científico e vem ao encontro da necessidade do público atuante na área da produção animal.
Para mais informações e aquisição do glossário, contatar através do e-mail: maria.helena@ifro.edu.br