Com milhares de acessos, bibliotecas da Universidade Brasil ajudam alunos

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Brasil tem funcionado como um grande recurso de apoio aos estudantes. Em 2022, até maio, foram milhares de acessos nas bibliotecas digitais da E-Livro (livros digitais) e da EBSCO (periódicos digitais), além de empréstimos de títulos físicos nas bibliotecas dos campi.

Somente na E-Livro, são quase 6.000 mil visitas, com um total de 53.931 páginas acessadas. Já na EBSCO soma um total de 19.055 pesquisas em periódicos somente até maio do ano corrente.

“É importante destacar que, desde o início de 2021, a Universidade Brasil tem realizado um trabalho inovador para garantir um acervo de qualidade e dinâmico para a comunidade acadêmica.  Os dados obtidos comprovam que o resultado tem sido experiências positivas de engajamento de alunos e professores no uso das novas tecnologias que se apresentam”, afirma a coordenadora de bibliotecas da UB, Maria Claudia Pink Luis Dalcorso.

As bibliotecas da Universidade Brasil dispõem de acervo físico que atende todos os cursos, espaços amplos, catálogo do acervo físico on-line, reservas e renovação on-line e serviços personalizados aos alunos.

A biblioteca virtual é composta pelas plataformas E-livro, Saraiva e EBSCO que são atualizadas, intuitivas e com diversas ferramentas que proporcionam melhoria da experiência de leitura e acessibilidade.

Ao acompanhar o momento de transformação que envolve o ensino presencial, híbrido e EaD inova em serviços oferecidos e tecnologia ofertada aos alunos e professores. Parte desta ação foi a implantação da página da biblioteca no site da UB que reúne informações, tutoriais e acesso a bibliotecas virtuais e de acesso aberto para oferecer, ainda mais, fontes confiáveis de informação aos alunos da UB.

As bibliotecas oferecem treinamento sobre o uso do acervo físico e da Biblioteca Virtual com o objetivo de garantir o acesso à informação de qualidade, bem como conhecer as fontes seguras de informação. Agendar o treinamento com a bibliotecária do campus é importante para garantir uma pesquisa de qualidade.

Esta inovação segue o crescimento e engajamento das equipes das bibliotecas da UB que buscam, constantemente, o aperfeiçoamento e a integração de novas tecnologias e conhecimento no intuito de atender a missão da biblioteca.