Professora da Universidade Brasil lança livro no campus em São Paulo

A Profª Drª Talita dos Santos Molina, da Universidade Brasil, lança no próximo dia 05, às 20h, o livro “Caminhos e concepções da Patrimonialização Documental”, publicado pela Editora Appris. O evento de lançamento ocorre no campus Mooca da universidade, localizado na zona leste de São Paulo.

A obra, fruto de uma dissertação de mestrado em História pela PUC-SP, aborda como as instituições de salvaguarda e preservação do patrimônio cultural tratam o patrimônio documental e, particularmente, os arquivos privados.

“O propósito com a divulgação está em ampliar reflexões e debates sobre a questão da preservação de nosso patrimônio documental e o alargamento das políticas voltadas para a democratização da memória, temática em voga na área das Ciências Humanas”, comenta a autora.

O livro discute ainda as formulações e mudanças nas concepções e ações correntes das instituições relativas ao patrimônio documental, além de acompanhar as trajetórias e as ações em relação ao patrimônio documental nos processos de patrimonialização relativos aos arquivos privados apresentados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico em solicitações de tombamento, e ao Conselho Nacional de Arquivos em solicitações de declaração de interesse público e social.

O campus Mooca da Universidade Brasil, local do lançamento do livro, fica na Rua Ibipetuba, 130.