Universidade Brasil realiza 1° Fórum Conselho da Cidade de Fernandópolis

O evento, em parceria com o Conselho da Cidade, busca soluções para o planejamento do município

No dia 28 de janeiro de 2019, a UB - Universidade Brasil recebeu o 1° Fórum Conselho da Cidade de Fernandópolis. O evento, realizado no anfiteatro do Campus Fernandópolis, foi uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da universidade, juntamente com o Conselho da Cidade de Fernandópolis, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento.
Segundo o Prof. Luiz Sergio Vanzela, coordenador e docente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais da UB - Universidade Brasil, idealizador do evento, explicou que seu objetivo foi estabelecer parcerias de cooperação técnica para a elaboração do Plano Diretor Municipal, a partir da integração entre alunos e pesquisadores do programa de pós-graduação e os membros do Conselho, que contou com a participação de vários integrantes, inclusive do seu presidente, o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Nossa.
Vanzela destacou que o evento culminou em uma parceria entre as duas instituições, Universidade e Prefeitura, no desenvolvimento de projetos de pesquisa para o levantamento de dados. “Isto permitirá um diagnóstico das fragilidades do município, o que deve propor ações de planejamento para a solução dessas fragilidades”, afirmou o coordenador.
Os projetos de pesquisa deverão abranger levantamento de dados e estudos nas seguintes áreas: Saúde, Assistência Social e Cidadania, Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Assuntos Jurídicos, Comunicação, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Sustentável, Educação, Esportes e Lazer, Gestão, Meio Ambiente, Obras, Infraestrutura, Habitação e Urbanismo, Planejamento, Recursos Humanos, Trânsito e Transporte.
Vanzela ainda ressaltou que os trabalhos para a atualização do Plano Diretor de Fernandópolis devem ser iniciados já fevereiro próximo, com expectativa de finalização dos levantamentos e estudos em dezembro desse ano.