Direção da UB visita universidades e autoridades no Paraguai em busca de parcerias





A Mantenedora da Universidade Brasil, Bárbara Izabela Costa, juntamente com o Reitor Felipe Sartori Sigollo e o Diretor-Geral do Campus de Fernandópolis/SP e Pró-Reitor de Controle e Integridade, Luiz Pontel de Souza, estiveram na semana passada em Assunção, no Paraguai, para visitas institucionais a instituições de ensino e encontros com autoridades.

O objetivo da visita foi estreitar relacionamentos com instituições de ensino superior do país, especialmente ligadas ao curso de Medicina, além de buscar acordos de cooperação técnico científica e internacionalização. 

O reitor considerou a estadia bastante positiva. “Os resultados de fato podem ser considerados como bastante produtivos, posto que se passou a conhecer um pouco mais sobre o sistema de ensino superior do Paraguai, suas potencialidades e espaços para a continuidade das articulações visando a manutenção da boa relação entre a UB, as Universidades e autoridades paraguaias”, afirmou.

O primeiro compromisso da diretoria da UB foi um encontro com representantes do Ministério da Educação do Paraguai, em que se discutiu a importância da educação para ambos os países e a necessidade do fortalecimento das relações entre Brasil e Paraguai no âmbito educacional e do ensino superior.

Em seguida, ocorreram reuniões com os controladores da Universidad Politécnica y Artística del Paraguay – UPAP, Universidad del Pacífico e Universidad Sudamericana, nas suas respectivas sedes. Foram feitas visitas técnicas e, nas reuniões bilaterais, tratou-se de temas relevantes como a formalização de acordos de cooperação técnica e troca de experiências profissionais, administrativas e pedagógicas entre as partes, além da criação de canais confiáveis para a verificação de documentos acadêmicos.

A delegação da UB também foi recepcionada em um almoço na residência oficial do Embaixador do Brasil no Paraguai, Sr. Flávio S. Damico, com a participação de outros diplomatas e do Adido da Polícia Federal acreditado naquela unidade diplomática.

A oportunidade da viagem permitiu ainda uma reunião no Consejo Nacional de Educación Superior do Paraguay – CONES, órgão responsável pela proposição e coordenação de políticas e programas para o desenvolvimento da educação superior no Paraguai, ocasião em que foram abordados assuntos relacionados à regulamentação das Universidades de Medicina do país latino.

Também foi visitada a Organización de Estados Iberoamericanos – OEI, organismo internacional que atua em projetos com repercussão e abrangência regional em diversas áreas da educação, ciência, cultura, línguas e direitos humanos, quando foram recepcionados pela Diretora do Escritório, Dra. Miriam Preckler Galguera.

Em Assunção, os representantes da UB também visitaram o Ministério das Relações Exteriores para conhecer as instalações e a rotina da tramitação de documentos de estudantes brasileiros que necessitam da chancela daquela pasta.

Para o futuro, a Universidade Brasil pretende prosseguir com o aprofundamento das relações institucionais no País e no exterior, sempre objetivando a sua consolidação como instituição permanente e compromissada em levar educação de qualidade a todos os brasileiros.
 



Compartilhe
          
Últimas Notícias

Universidade Brasil abre processo seletivo de vagas em Medicina com ingresso pelo ENEM
18/01/2022


Campus Itaquera da Universidade Brasil sedia vacinação contra Influenza
17/01/2022


Comunicado sobre vagas remanescentes de Medicina
13/01/2022


Diretoria da ACIF visita o campus de Fernandópolis da Universidade Brasil
12/01/2022