Oncologia Veterinária em Pauta

O número de animais diagnosticados com “câncer” tem aumentando assustadoramente no Brasil e no mundo. Os serviços especializados de atendimento oncológico de cães e gatos no Hospital Escola de Descalvado tem oportunizado observações científicas importantes na área.
Com estímulos das experiências e demandas na área oncológica, o curso de Medicina Veterinária de Descalvado marcou presença no IV Consenso Nacional de Neoplasias Mamárias em cadelas e gatas nos dias 29 e 30 de abril e no X Congresso Brasileiro de Oncologia Veterinária (ONCOVET), realizado nos dias 1, 2 e 3 de maio na capital mineira, Belo Horizonte.
Representando o curso, participaram os alunos do 5º Período: Vitor C. Munhoz Perez, Maria Eduarda Prado e Amanda Ferraz Manieri, que acompanhados e sob orientação do prof. Dr. Paulo Jark representaram a UB - Universidade Brasil com a apresentação de seis trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos pelo GEOV - Grupo de Estudos em Oncologia Veterinária do campus de Descalvado, SP.

‘’Na formação de Médicos Veterinários habilitados e competentes para assumir responsabilidades tão grandes quanto os tratamentos e prevenção de neoplasias em animais, é importante que os alunos sejam estimulados a desenvolver suas habilidades de pesquisa e somá-las a vivência na rotina clínica hospitalar com os atendimentos práticos, o que enriquece suas capacidades de trabalho em grupo, o desenvolvimento de hipóteses e as propostas de soluções’’, ressalta o prof. Dr. Luciano Melo, coordenador do curso no campus de Descalvado.

Os cursos de Medicina Veterinária da UB - Universidade Brasil primam pela tríade ensino-pesquisa-extensão e investem sempre na qualidade do ensino, apoiando e estimulando tanto o corpo discente quanto docente a se atualizarem e participarem efetivamente do desenvolvimento da pesquisa no país, trocando assim experiências em eventos científicos.

Neste sentido, a IES parabeniza a todos os alunos e professores dos cursos de Veterinária, aqui representados pela equipe do GEOV, que em suas atividades acadêmicas tem desenvolvido excelentes trabalhos de pesquisa resultando em melhorias à qualidade científica Veterinária com reflexos positivos na preservação da saúde e bem-estar animal.