Universidade Brasil doa hortaliças durante pandemia

Projeto de extensão do curso Curso de Agronomia da Universidade Brasil no Campus de Fernandópolis, o Projeto Ceres se viu em nova fase desde o início de 2021. Alunos e professores vêm ampliando sua atuação na horta de 1.000 m2 ao produzir e doar hortaliças a instituições filantrópicas, e também aos colaboradores da UB, especialmente os de menor poder aquisitivo. Pés e maços de rúcula, alface, almeirão e rabanete já chegaram a cerca de 1.250 pessoas desde o começo da iniciativa.

Para a universidade, a iniciativa de combater a insegurança alimentar causada pelo aumento do desemprego na pandemia é uma forma de cumprir a sua função social. De fato, a vida dos brasileiros foi substancialmente impactada: segundo dados da Pesquisa Nacional de Domicílios, duas em cada dez famílias viu 50% a 80% da renda total diminuir. E 10% dos domicílios perdeu entre 80% e 100% da fonte de renda.

As sete instituições atendidas – como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Comunidade das Famílias São Pedro (COFASP), entre outras – consideram as doações especialmente importantes neste momento. “Agradecemos pelas doações de alimentos e pela parceria no desenvolvimento e manutenção da horta em nossa própria instituição, onde todo o alimento produzido é utilizado na alimentação das crianças e adolescentes e doados para famílias atendidas pela entidade”, declara Maria do Carmo Amaral Martins, coordenadora da Associação Comunitária Maria João de Deus.

Na mitologia romana, Ceres era a deusa dos grãos e da fertilidade da terra. Ceres originou a palavra cereal que dá nome ao projeto. Criado em 2013, é hoje coordenado pela Prof. Dra. Andréa Cristiane Sanches, também Coordenadora do Curso de Agronomia. Desdobramento do original, o Projeto Jovens Ceres é outra iniciativa da UB, voltada para estudantes de escolas públicas de 14 a 18 anos. Os alunos participam de um curso gratuito de 200 horas, voltado ao manejo e produção de hortaliças. Ao fim da jornada, bolsas de 60% de desconto – com adicional de 10% no pagamento sem atraso – são disponibilizas aos interessados em prosseguir com os estudos.

As doações da UB em números

815 unidades de almeirão
1.020 unidades de rabanete