Coordenadora do curso de Psicologia da UB integra equipe de importante publicação científica

A Profª Doutora Maria Luiza Bullentini Facury, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Brasil, foi convidada a integrar o time de revisores do Brazilian Journal of Nephrology (Jornal Brasileiro de Nefrologia), conceituada publicação na área de nefrologia.

Segundo a professora Maria Luiza B. Facury, “participar como revisora de um periódico tão importante na nefrologia é uma forma de colaborar com a divulgação do pensamento científico na área da psicologia, possibilitado melhores práticas”.

Vale destacar que o índice de doença renal crônica tem aumentado muito em decorrência de patologias como obesidade, diabetes, uso exagerado de anti-inflamatórios, entre outros fatores, levando a diversos estudos do tema dentro da psicologia.

“A chamada revisão por pares tem papel fundamental na publicação de artigos de boa qualidade para a comunidade científica. Além disso, integrar esse corpo editorial é muito gratificante, pois estarei ao lado de professores e profissionais que respeito e que são autoridades na área”, afirma Facury.

Paralelamente a sua atuação no jornal, a professora também irá participar do XXXI Simpósio Nacional de História - História Verdade e Tecnologia (Anpuh), com a apresentação do trabalho “O café, longa história: dos mitos e incertezas a símbolo da hospitalidade brasileira”.

Com formação multidisciplinar, ela atua nas áreas de psicologia, direito e hospitalidade (gastronomia) e acredita que a hospitalidade permeia todas as relações no aspecto do acolhimento, no bem receber e cuidado com o outro, dedicando-se ao estudo do tema.