Alunos de Medicina da Universidade Brasil participam de teste de conhecimento sobre o curso


Os alunos de Medicina da Universidade Brasil se preparam para participar da edição de 2021 do Teste do Progresso Consórcio Caipira. O teste é uma avaliação educacional feita em conjunto por diferentes instituições de ensino superior, que não visa competição entre as faculdades. Neste ano, são mais de dez universidades participando. 

O teste avalia o ganho de conhecimento do aluno ao longo do curso de Medicina. A mesma prova é aplicada para ingressantes e formandos, no intuito de abranger todo o espectro do curso. A participação é importante porque é um procedimento bem visto por órgãos reguladores e também conta pontos nos processos seletivos para Residência Médica, além de concursos. 

“É uma rica oportunidade de testar o conhecimento adquirido ao longo do curso. É uma prova que você faz todo ano enquanto estiver cursando Medicina. A mesma prova é aplicada a todos, independentemente do período em que se encontra, justamente para você verificar progressão. É importante realizar o exame com seriedade, para autoavaliação”, explica o coordenador do curso de Medicina da Universidade Brasil, professor doutor Armando José Gabriel.

O teste também dá uma percepção de mão dupla: serve tanto para medir como o aluno está preparado pela instituição de ensino quanto como a universidade está preparando o aluno. Ou seja, é um exame que verifica o nível de absorção de conhecimento e também analisa o processo de aprendizagem aplicado. Portanto, estratégias para aperfeiçoamento do ensino podem ser traçadas a partir dos resultados. 

Vinícius Paiva Gontijo, aluno do oitavo período de Medicina da UB e diretor do Centro Acadêmico, fez a prova logo em seu primeiro ano de curso. “Confesso que quando realizei foi uma novidade, porque ele é feito com questões do primeiro ao sexto ano, então você tem um choque de realidade, vê que aquilo ali é a Medicina. Você nota que ainda não sabe muita coisa e dá um gás para apender. É de extrema importância acadêmica”, diz.  

A prova será aplicada virtualmente pela Edudata, uma empresa especializada em tecnologia voltada para selecionar pessoas, com foco em avaliação do ensino médico e outros cursos da área da saúde. O teste será aplicado no dia cinco de maio. O prazo para validação dos dados de inscrição para a prova  é até o dia 30/04/2021, pelo link: https://www.edudata.net.br/tp_caipira21/tp_caipira21.html

Vale reforçar a importância da participação neste ano, já que, por conta da pandemia, a avaliação não foi realizada em 2020. O próprio aluno confere seu desempenho assim que o resultado for divulgado no site da Edudata. 

 



Compartilhe
          
Últimas Notícias

Universidade Brasil inaugura novo Núcleo de Prática Jurídica em Fernandópolis
12/08/2022


Universidade Brasil está com vagas abertas para o PROUNI em quatro cursos
03/08/2022


Curso de Medicina da Universidade Brasil tem nova coordenadora
01/08/2022


Universidade Brasil disponibiliza a Biblioteca Digital Saraiva a seus alunos
25/07/2022