Com Aula Magna e presença de autoridades, Grupo Universidade Brasil inaugura o primeiro curso de Direito da cidade de Andradina (SP)

Evento aconteceu nesta segunda-feira e contou com a participação do reitor Fernando Costa, do promotor de justiça Fernando Capez e do advogado Ademar Gomes

A cidade de Andradina, localizada no interior de São Paulo, agora possui um curso de Direito. Nesta segunda-feira (29), o reitor da UB - Universidade Brasil, Fernando Costa, abriu a aula inaugural do novo curso da FIRB (Faculdades Integradas Rui Barbosa), pertence ao Grupo UB - Universidade Brasil.

Agora, os estudantes da cidade não precisarão mais mudar de suas casas para realizarem o sonho de se tornarem advogados.  O primeiro vestibular já foi realizado e 80 alunos iniciaram o curso esta semana.

“Este projeto foi muito desejado pela UB - Universidade Brasil. Ficamos felizes em fazer parte da história da cidade. A Universidade tem hoje 42 faculdades de Direito em funcionamento, nos mais diversos estados do País. A ideia é continuar a crescer. Entendemos a importância deste município, em especial, e por isso acreditamos que seria possível. Sabemos que o curso trará melhorias para a região”, ressaltou Fernando Costa.

Além da presença do Reitor, a Aula Magna, realizada no Centro Cultural Pioneiro de Andradina, contou com palestras de Fernando Capez, jurista, promotor de justiça, advogado e autor de grandes obras no campo do Direito Penal, além de recém-nomeado Presidente do Procon-SP, e Dr. Ademar Gomes, advogado e Presidente Vitalício do Conselho da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo.

A prefeita da cidade Tamiko Inoue, também esteve presente e ressaltou a importância desta novidade para a região. “A cidade de Andradina tem muito potencial, mesmo estando distante da capital paulista. As riquezas naturais e investimento na indústria podem ser apontados como nossas principais qualidades, que pode crescer ainda mais. A data de hoje é muito especial para a cidade e é um orgulho imenso estar ao lado de grandes autoridades em um projeto que só vai agregar ao município”, disse.

Com discurso emocionante e o tema “Ser Advogado”, Dr. Ademar contou toda a sua trajetória na profissão. Nascido em Andradina, ele teve que mudar de sua cidade natal para realizar o sonho de se tornar advogado.

“Estar aqui hoje com certeza é uma das maiores emoções da minha vida. Aos 16 anos, eu saí daqui da minha cidade e fui conquistar um espaço em São Paulo, em um lugar desconhecido, longe de casa; e hoje eu retorno para prestigiar o início da faculdade dos meus futuros colegas de profissão, sabendo que os filhos dos meus amigos e as futuras gerações poderão ter acesso aqui, em Andradina”, ressaltou.

Em seguida, foi a vez de Fernando Capez protagonizar uma aula completa sobre “Teoria Constitucional do Direito Penal”. “Não posso deixar de elencar a quantidade de benefícios que o curso irá trazer para a cidade. Além dos alunos não precisarem mais se preocupar com custos para se locomoverem para outros lugares, a faculdade vai atrair autoridades e irá possibilitar o desenvolvimento do gosto pelo Direito. Também vai aperfeiçoar a advocacia e ampliar a comarca, o que escala novos juízes. Tudo isso esclarece o fato de que a faculdade de Direito vai elevar o status de Andradina como polo regional. O que a UB - Universidade Brasil está fazendo hoje é muito importante para a região e para a cidade em particular”, enfatizou.

A FIRB (Faculdade Integrada Rui Barbosa possui mais 13 outros cursos na unidade e é uma das responsáveis pela entrada do Ensino Superior na cidade. Entre os cursos oferecidos estão Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Administração. “Quando nós anunciamos que íamos pedir o curso de Direito no início de 2018, a cidade já estava ansiosa esperando que este curso fosse aprovado. Quando anunciamos em 1 de abril que a portaria foi unificada, recebemos uma demanda muito além do que esperávamos. Ficamos muito felizes com o interesse da população”, exalta Murilo Mendes, diretor geral da unidade.

Os interessados em cursar Direito na FIRB poderão obter mais informações na secretaria da unidade.