Aluna de mestrado e professores do Programa de Pós-graduação em Bioengenharia da Universidade Brasil lançam e-book sobre utilização de brinquedos em ambiente hospitalar


Aluna de mestrado e professores do Programa de Pós-graduação em Bioengenharia da Universidade Brasil lançaram um e-book chamado “O brincar no ambiente hospitalar: um guia prático para o profissional de saúde”. O trabalho pode ser lido clicando neste link. A obra foi realizada em conjunto pelos autores: Karen Setenta Loiola, Alessandra Baptista, Silvia Cristina Nunez e Ricardo Scarparo Navarro.

De acordo com os autores, o e-book, como um manual técnico-educativo, visa orientar a utilização de brinquedos e atividades lúdicas com crianças hospitalizadas, no intuito de promover melhores condições para o enfrentamento da hospitalização e tratamento médico, o bem-estar dos pacientes infantis em todo período e maior colaboração e aderência aos tratamentos.

A motivação dos autores para a criação do e-book foi acreditar e valorizar a importância do ato de brincar, e que tais ações precisam ser propagadas por uma série de benefícios cientificamente comprovados, mas, acima de tudo, por simplesmente causar divertimento e prazer a quem pratica. 

A intenção é que os profissionais da saúde de diferentes áreas, médicos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, possam utilizar a obra como recurso educativo para seus pacientes e familiares, nas intervenções em hospitais, ambulatórios, clínicas, buscando uma abordagem humanizada no gerenciamento comportamental dos pacientes infantis. Os textos e as ilustrações têm forte caráter didático, promovendo desfecho educacional e social.

A obra pretende divulgar o conhecimento científico, valorizando práticas e procedimentos integrativos complementares, atuação multiprofissional e benefícios aos pacientes em diferentes situações.

O e-book é uma produção originária da Dissertação de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Bioengenharia da Universidade Brasil, defendida em 2020, intitulada “O brincar no processo de enfrentamento da hospitalização infantil: elaboração de um manual técnico-educativo para o profissional de saúde”, da Mestre Karen Setenta Loiola, com orientação do Prof. Dr. Ricardo Scarparo Navarro e co-orientação da Profa. Dra. Alessandra Baptista.



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