Universidade Brasil realiza Semana Acadêmica de Pedagogia discutindo a interdisciplinaridade na formação de professores





A Universidade Brasil, Campus São Paulo (Itaquera), realizou entre os dias 21 e 23 de outubro a Semana Acadêmica de Pedagogia, cujo tema foi “Debates interdisciplinares sobre formação de professores”. Por conta da pandemia, o evento foi feito inteiramente online, pela plataforma Google Meet.

Os palestrantes foram convidados pelos próprios professores do curso de Pedagogia, sendo que cada um deles fez sua fala no horário da aula e com os respectivos discentes mediando as palestras. 

Diversos temas foram abordados, contemplando vários aspectos da interdisciplinaridade: a gestão pedagógica, as interfaces entre a Psicologia e a Pedagogia, Interdisciplinaridade e educação no terceiro setor, atuação do professor na Educação Especial, reflexões sobre a filosofia e sua relação com a educação, reflexões sobre a formação do docente e sobre a importância de trabalhar aulas teóricas e práticas inter-relacionadas na sala de aula, além de reflexões de formas de aprendizagens sobre o movimento corporal nos anos iniciais das Escolas de Educação Básica.

As temáticas seguiram o princípio de discutir e debater os problemas sociais, econômicos e ambientais que nos afligem, e como viabilizar um ensino mais humano em meio a essa realidade. Um ensino que parta da integração e oriente melhor os educandos a se reconhecerem como agentes ativos e culturais ao usufruírem os conhecimentos intermediados pela escola, tornando-se um profissional e, principalmente, cidadão.

O evento contou ainda com relatos de ex-alunas sobre suas recentes experiências na área educacional, abordando as expectativas do profissional comparado a realidade educacional, finalizando com reflexões sobre a alfabetização de alunos por meio da modalidade EJA.

Confira abaixo o nome de todos os palestrantes:

Profª Drª Cecília Aparecida Cocco; Camila Aparecida Pereira de Oliveira (ex-aluna do curso de Pedagogia da UB); Msc. Ana Lucia Moraes Poffal; Profª Ms. Mônica Zagallo; Profª Ms. Tania Cristina Dias Cardoso; Profª Esp. Renata Gravina dos Santos; Profª Cristiane Fonseca Liguori Gaier; Profª Esp. Eliana Martins Costa; Profª Esp. Roseane Alves Barbosa. Profª Eliete; Dirlaine Beatriz França de Souza (Professora Auxiliar do curso de Pedagogia da UB – Campus Fernandópolis); Profª Esp. Roberta Bellino Chiappo; Prof. Esp. Wellington Rodrigues; Profª Renata Fantinati Corrêa. Ex-alunas do curso de Pedagogia - Itaquera, como palestrantes: Agatha Melissa Luz de Oliveira; Lizandra Rodrigues Lemos Silva; Maria Aparecida S. S. Grangeiro; Profª Vivian Ferreira Berthi;  

A Semana foi organizada pelos seguintes professores:  Profª Drª Talita dos Santos Molina (coordenadora do curso); Prof. Ms. Abner Ulisses; Profª Drª Denise Costa; Profª Ms. Eliene Gomes Vanderley; Prof. Msc. Karina de Cássia Rodrigues; Prof. Ms. Maximino Gomes da Silva; Profª Esp. Regina Dinamar; e Prof. Ms. Valério da Luz

 



Compartilhe
          
Últimas Notícias

Universidade Brasil inaugura novo Núcleo de Prática Jurídica em Fernandópolis
12/08/2022


Universidade Brasil está com vagas abertas para o PROUNI em quatro cursos
03/08/2022


Curso de Medicina da Universidade Brasil tem nova coordenadora
01/08/2022


Universidade Brasil disponibiliza a Biblioteca Digital Saraiva a seus alunos
25/07/2022