Universidade Brasil dá largada para parceria com obras sociais do padre Ticão, na zona leste de SP

Nesta quinta-feira (5), o reitor da Universidade Brasil, Felipe Sigollo, acompanhado do Coordenador de Relações Institucionais, João Cury, e do Diretor Geral do campus São Paulo, Prof. José Carlos Niero, fizeram uma visita ao Padre Ticão, conhecido líder comunitário na zona leste de São Paulo, na Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo.

Antonio Luiz Marchioni, conhecido como padre Ticão, foi um dos líderes pela criação do Parque Dom Paulo Evaristo Arns e do Hospital de Ermelino Matarazzo, ambos na zona leste. Ele também participou da mobilização para a instalação da USP Leste e da Universidade Federal de São Paulo na zona leste. Na região, entre suas obras estão o Centro de Convivência para Melhor Idade e o Centro de Recuperação de Crianças Deficientes.

A reunião, que contou também com líderes comunitários, foi para tratar do desenvolvimento e formalização de uma parceria da Universidade com a paróquia, para dar condições especiais para a comunidade da região de Ermelino Matarazzo apoiados pela obra do padre.

Dentre as propostas estudadas, estão oferecer cursos de Graduação, Extensão e Pós Graduação com condições especiais; projetos e ações sociais: orientação jurídica e de saúde; promoção de eventos na comunidade e nas instalações da UB Itaquera; desenvolvimento de projetos de novos cursos específicos para atender a demanda da comunidade local em parceria com a UB.

De acordo com o padre, a parceria pode render muitos frutos, porque somente a formação qualificada pelo ensino superior pode elevar o nível socioeconômico da comunidade, com melhores oportunidades de emprego e renda para a população.

Já o professor Niero ressaltou que o encontro foi bastante produtivo e todos entenderam a importância dessa parceria em prol da qualificação profissional através do ensino superior como forma de melhores oportunidades de emprego e renda. “Há uma demanda represada na região, sem oportunidades concretas. Nós da UB estamos oportunizando a essa comunidade a inserção social pela educação”, afirmou.

Ao final do encontro foi dada a largada para que nos próximos dias sejam iniciadas as ações de incentivo e motivação ao estudo. Em um primeiro momento, o foco será na graduação, identificando a demanda e interesse pela comunidade dos cursos do portfólio presencial e de EAD, para desenvolver um planejamento para que novos alunos ingressem no ano que vem.