A Universidade Brasil está em plena reformulação de toda sua metodologia de trabalho pedagógico e organizacional. Com intuito de estabelecer um diálogo transparente e regular entre as instituições, a nova reitoria está em contato com o Ministério da Educação para apresentação de seus novos diretores e dos protocolos de esclarecimentos devidos.

O objetivo é abrir um canal de comunicação permanente e efetivo, bem como concluir todos os processos de supervisão que tramitam no Ministério da Educação com a garantia de continuidade das atividades educacionais e de resguardo aos direitos dos alunos e professores.

Nesse sentido, a Universidade Brasil informa que obteve importante decisão liminar favorável na Justiça que suspende o Despacho SERES 31/2020 e mantém em funcionamento o curso de Bacharelado em Medicina.

É nosso dever observar todos os dispositivos legais que regem o bom funcionamento da instituição, bem como executar as melhores práticas acadêmicas, em consonância com as orientações e determinações do MEC. No âmbito administrativo, apresentaremos todos os esclarecimentos devidos ao Conselho Nacional de Educação – CNE.

Internamente, uma comissão formada por quase 50 pessoas está analisando a situação acadêmica e documental dos prontuários de cada discente do curso de bacharelado em Medicina no campus de Fernandópolis. Essa comissão está sob supervisão da área acadêmica e suporte especializado das Diretorias de Fiscalização e de Compliance e Disciplina, procedimento obrigatório nessa nova gestão, que deverá publicar, também, um Código de Ética. Com a conclusão do trabalho da comissão, prevista para o dia de hoje, os devidos encaminhamentos serão realizados.

Também informamos que a plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem (https://ava.universidadebrasil.edu.br/) e a RM (portal.universidadebrasil.edu.br:8080/WEB/APP/EDU/PORTALEDUCACIONAL/login/) estão operando normalmente, locais em que o aluno poderá desenvolver suas atividades acadêmicas e regularizar questões financeiras. Dessa forma, a continuidade do ano letivo segue com o menor prejuízo possível diante das atuais condições de exceção que estamos vivendo por conta da pandemia em curso.

O Reitor e a nova governança tem como princípio atuar com ética e transparência com constante diálogo com a comunidade acadêmica. Juntos, construiremos uma Educação de qualidade, mais justa e democrática.