Educação Física do Campus Descalvado realiza estágio com alunos do EJA

Os alunos da Universidade Brasil – Campus Descalvado, do-6º semestre do curso de Educação Física, tem realizado atividades com os alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos da EMEF Prof. Maria Sylvia de Marco, coordenados pela profª. Rosa Maria Gasparini Nazar, como forma de efetivação da prática pedagógica da disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, ministrada pela professora Nilce Helene Poiatti.
 As atividades tiveram início em 04 de outubro, quando os alunos puderam aplicar atividades com jogos e pequenas competições elaboradas por eles mesmos, aos alunos da EJA, vivenciando in loco a Teoria na prática.

A atividades foram programadas levando-se em conta a idade dos educandos, o sedentarismo, a falta de algumas habilidades e o despreparo físico. A motivação foi de grande valia para que as atividades ocorressem. Houve necessidade de muito incentivo para a participação dos alunos da EJA, pois percebeu-se a baixa autoestima dos mais velhos e a timidez dos adolescentes.

Após realização do Estágio, no dia 04 de novembro, houve a apresentação de uma encenação dos alunos de Educação Física aos do EJA. Tratou-se de uma interpretação baseada no programa “Chaves”, havendo três objetivos marcantes:

1º - Cumprimento de atividades da disciplina, após conhecimento de saberes teóricos, correspondentes a mediação e contato com o público do EJA sabendo-se este, diferenciado pela falta de estudo na idade adequada, além de cumprimento à legislações que amparam os direitos desse público.

2º -  Evidência da realidade social por trás de personagens cômicos, onde cada um deles traz uma história de vida supostamente de acordo com sua posição econômica, social e cultural.

3º - Apresentação de habilidades inatas ou aprendidas ao longo do curso que podem ser complementadas e/ou potencializadas, sendo elas:

* Interpretação em público;
* Postura e desinibição;
* Memorização de fala dos integrantes;
* Noções de gestão de evento;
* Trabalho em equipe;
* Distribuição de papéis e ensaios dos mesmos;
* Organização de cenário;
* Expressões faciais e corporais; dentre outras

A IES agradece aos integrantes da Universidade, à direção e coordenação da EMEF Prof. Marisa Silvia de Marco e aos alunos, que se dedicaram e deram o melhor de si.