Setor de suinocultura do Campus Fernandópolis é reformado

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil - Campus Fernandópolis, realizou a reforma das instalações do Setor de Suinocultura do Centro Zootécnico. As reformas envolveram a readequação das baias creche e terminação. As melhorias passaram pela modificação da cobertura, instalações de cortinas, ventiladores, pisos de pvc, controle de temperatura e umidade em tempo real. Além disso, foram instalados comedouros e bebedouros semiautomáticos, que propiciam a utilização de dietas úmidas para os suínos.
Segundo o Prof. Dr. Cleber Fernando Menegasso Mansano, responsável pelo setor de suinocultura do campus, as melhorias são muito importantes para o conforto dos animais. “Este é um momento de significado especial para todos nós, considerando a amplitude e a repercussão da atividade de suinocultura no Brasil e no Mundo”.
De acordo com o docente, todas as adequações fazem parte de um projeto desenvolvido há vários anos, com objetivo de melhorar as instalações para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas na área produção de suínos. “Desta maneira, estamos atendendo os cursos de graduação e pós-graduação em alto nível, além incrementar o trabalho de extensão. Até o momento, o Laboratório de Suinocultura já recebeu 150 alunos entre os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia. Foi realizada também, uma Iniciação Científica, cujo estudo aborda o perfil bioquímico sanguíneo e ganho em peso corporal de suínos em crescimento alimentados com dietas contendo diferentes concentrações de proteínas, que está sendo divulgado para a comunidade científica”, ressalta Cleber.