Polo da Universidade Brasil em Capanema/PA realiza o 1º Mutirão de Castração de Animais

Nos dias 04, 05, 06 de outubro, o município de Capanema recebeu o 1º Mutirão de Castração de Animais com a tutora Dra. Maridelzira Betânia, no polo da Universidade Brasil. Centenas de cães e gatos foram beneficiados de forma gratuita com atendimentos clínicos e orientações de vacinas.

A campanha foi realizada por meio de uma parceria entre o Polo da Universidade Brasil Capanema/PA, a prefeitura, a Ong AMACAP e os veterinários da região Amazônica e teve uma organização e estrutura impecável. A ação contou com envolvimento dos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária semipresencial da Universidade Brasil, Polo Capanema/Pa, com o propósito de realizar o controle populacional em cães e gatos através de cirurgias de esterilização, associado a um trabalho de educação ambiental e conscientização da população sobre bem-estar animal e saúde pública. A campanha também objetiva reduzir o número de animais abandonados nas ruas de Capanema.

Segundo os organizadores do evento, os benefícios do castramento podem ser percebidos rapidamente e, a longo prazo, a ação gera um impacto muito grande na sociedade. Segundo a OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), 75% das doenças humanas emergentes são de origem animal.