Alunos de Medicina promovem ação pelo Setembro Amarelo

Alunos de Medicina, junto com o grupo “Universidade do Riso”, realizaram uma ação de conscientização quanto à campanha de prevenção ao suicídio

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Brasil promoveram uma atividade de interação no Campus Fernandópolis nesta terça-feira, 10. Em parceria com a Liga Acadêmica de Humanização e Cuidados Paliativos, “besteirologistas residentes” da Universidade do Riso da Universidade Brasil, acompanhados do professor e artista Rafael Guerra de Aquino, percorreram os corredores e praça de alimentação cantando sobre o valor da vida e do apoio às pessoas.

Segundo Rafael, que é o idealizador do projeto “Universidade do Riso”, o objetivo da ação foi a conscientização em relação à campanha Setembro Amarelo, através de uma mensagem de amor a todos que por ali estavam. “Que setembro siga amarelo e que possamos tocar os corações e ampliar nossa escuta semeando amor”, declarou o docente.

A campanha Setembro Amarelo visa a conscientização sobre a prevenção do suicídio, um mal que atinge mais de um milhão de pessoas anualmente em todo o mundo, boa parte delas jovens. O suicídio é a segunda causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos.

UNIVERSIDADE DO RISO

A Universidade do Riso é um programa de extensão do curso de Medicina da Universidade Brasil. O enfermeiro e professor Rafael Guerra de Aquino, quando começou a ministrar aulas no módulo de Saúde Coletiva, apresentou o projeto que, imediatamente, foi aceito pela direção da instituição, que não só apoiou as ações com universitários como também passou a contribuir com os Palhaços de Plantão, instituição cultural de Fernandópolis que completará 20 anos de atuação na cidade e região, dentro e fora dos hospitais.

No programa da Universidade do Riso, os estudantes participam de oficinas de formação, que incluem improviso e técnicas teatrais bem como estratégias de prevenção e controle de infecção e relações no meio hospitalar. Além disso, atuam, semanalmente, em conjunto com os artistas da instituição na Santa Casa e em outros locais pontualmente.