Universidade Brasil promove Congresso de Sustentabilidade

O Campus Fernandópolis recebeu o III Concisus, que abordou o tema “Inovação em Soluções Ambientais” para a Noroeste Paulista

A Universidade Brasil Campus Fernandópolis promoveu, de 26 a 28 de agosto, o III Concisus - Congresso Cidades Sustentáveis do Noroeste Paulista, evento técnico-científico realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Fernandópolis. Foram três dias de palestras, visitas técnicas e apresentação de trabalhos acadêmicos, com a temática “Inovação em Soluções Ambientais”.

Segundo o Prof. Luiz Sergio Vanzela, um dos idealizadores e organizador do congresso, essa terceira edição é uma continuação dos dois primeiros eventos, realizados em 2017 e 2018, buscando soluções para questões que envolvem a sustentabilidade e o meio ambiente na região Noroeste Paulista.

Segundo ele, o Noroeste Paulista é uma região que representa cerca de 20% da área do Estado, sendo de grande importância para a economia do estado e rica em recursos naturais. “Diante dessa complexidade socioambiental regional, a realização desse evento regionalizado é imprescindível para discussões e apresentação de trabalhos relacionadas aos problemas locais, permitindo a proposição de soluções que promovam desenvolvimento sustentável da região”, ressalta Vanzela.

As atividades do congresso foram divididas em três temas principais: gestão ambiental e sustentabilidade; desenvolvimento social, meio ambiente, políticas públicas e saúde; e agropecuária sustentável. Ao todo, foram realizadas 11 palestras e apresentados 60 trabalhos técnicos-científicos por alunos de graduação e pós-graduação e ainda 15 trabalhos do ensino infantil, fundamental e médio. A participação de alunos de escolas públicas e particulares do município foi um dos destaques dessa terceira edição do Concisus.

De acordo com os organizadores, nos três dias de evento, mais de 500 pessoas participaram das atividades promovidas e visitaram a exposição de trabalhos.