Reitor Fernando Costa participa do 3º Fórum Nacional de Competitividade organizado pelo LIDE





O reitor da UB - Universidade Brasil, Fernando Costa, participou nesta manhã de sexta-feira, 16 de agosto, do 3º Fórum Nacional de Competitividade organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais – LIDE. O pró-reitor do Stricto sensu da Universidade, Stavros Xanthopoylos, também marcou presença no evento.

O encontro reuniu as principais lideranças dos setores público e privado e contou com o discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que, segundo a matéria publicada pelo Estadão, afirmou “que a Câmara trabalha em uma agenda para melhorar a competitividade no País, citando ainda uma nova lei de concessões que estaria sendo construída para que o ‘Brasil volte a ter investimentos em infraestrutura’”.

A terceira edição do Fórum recebeu também a presença do deputado federal, Baleia Rossi; do economista e professor, Luiz Carlos Hauly; do autor do projeto da Reforma Tributária e diretor do C.Cinf- Centro de Cidadania Fiscal, Bernad Appy; do senador e relator da Reforma Tributária no Senado, Roberto Rocha; e do fundador do Movimento Brasil 200, Flávio Rocha.

A convite do LIDE, o reitor da Universidade abordou sobre a Reforma Tributária no setor da educação. Na oportunidade, ele disse que no Brasil há vários regimes tributários e jurídicos nas instituições privadas de ensino superior e básico. Sua sugestão neste caso é que seja um regime único tributário e jurídico para todas as instituições, além de privilegiar aquelas que investem em qualidade e na empregabilidade.

“É o modelo americano, ou seja, nos EUA têm a universidade pública e privada e, nas duas, o aluno paga mensalidade. Aqui no Brasil só a instituição particular é paga e na pública o governo tem que ajudar. As universidades públicas não têm mais que depender do tesouro, elas têm que ter sua vida própria e viver da mensalidade, da pesquisa, das patentes, como é o modelo americano. O governo deve ajudar sim as instituições que investem em qualidade, infraestrutura, em pesquisa, na qualificação e na titulação dos professores, seja ela pública ou privada. No ensino básico privado, temos grandes instituições que estão fazendo um excelente trabalho. Tem que privilegiar as instituições que fazem um trabalho sério”, explicou o reitor Fernando Costa.

De acordo com o reitor Fernando Costa, sua sugestão foi bem aceita pelo deputado Baleia Rossi. “Estamos levando uma proposta para a Comissão que está relatando a Reforma Tributária”, concluiu.

 


 




Compartilhe
          
Últimas Notícias

Universidade Brasil inaugura novo Núcleo de Prática Jurídica em Fernandópolis
12/08/2022


Universidade Brasil está com vagas abertas para o PROUNI em quatro cursos
03/08/2022


Curso de Medicina da Universidade Brasil tem nova coordenadora
01/08/2022


Universidade Brasil disponibiliza a Biblioteca Digital Saraiva a seus alunos
25/07/2022