MODALIDADE
TIPO DE CURSO

Stricto Sensu

FORMAÇÃO

Mestrado

DURAÇÃO

Carga Horária: N/I

Sobre o curso

Descrição



O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (Mestrado Profissional) proporciona formação interdisciplinar aos profissionais, para atuar na Gestão Integrada Ambiental de Municípios, por meio de treinamento, pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias ambientais aplicadas para instituições públicas e privadas.




O Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Brasil foi reconhecido pelo Ministério de Estado da Educação e aprovado pelo Conselho Técnico-Científico – CTC da CAPES, pela Portaria n° 1.045 de 18 de agosto de 2010. O início da primeira turma se deu no primeiro semestre de 2011 no Campus de Fernandópolis, Noroeste Paulista, com o ingresso de três alunos no primeiro semestre e cinco alunos no segundo semestre, totalizando oito alunos (cinco da área de ciências biológicas, dois das extadas e um de humanas).

O município de Fernandópolis localiza-se na Região Noroeste Paulista, a 86 km do Estado do Mato Grosso do Sul, a 45 km do Sul de Minas Gerais e a 110 km do município de São José do Rio Preto - SP (município mais próximo com oferta de cursos de Stricto sensu). Essa região é estratégica pois a proximidade com as regiões do Triângulo Mineiro e Nordeste do Matogrosso do Sul, resultam na integração de características socioambientais e agrícolas regionais, que necessitam de soluções complexas na busca da sustentabilidade. A Região Noroeste Paulista é caracterizada economicamente por atividades que representam aproximadamente 3% do PIB do estado de São Paulo, onde destacam-se: (1) produção agropecuária integrada às atividades agroindustriais, representada não só pela pecuária e fruticultura, mas também por um dos polos canavieiros mais importantes do Estado e do Brasil, com cerca de 50 unidades de produção sucroenergética e cerca de 1.200.000 hectares cultivados com cana; (2) maior região produtora de látex do Estado de São Paulo (25% da produção nacional); (3) polo de geração de energia, com 7 grandes usinas hidrelétricas, que juntas correspondem a cerca de 7,5% do total gerado no país; (4) desenvolvimento do setor da aquicultura com a produção em tanques redes nos reservatórios das usinas hidrelétricas; e (5) setor terciário constituído pelo turismo rural, de esportes náuticos nos grandes reservatórios de hidroeletricidade, de águas termais, religioso e cultural, abrigando inclusive festivais nacionais e internacionais de teatro. Este perfil proporcionou como principais impactos regionais, o baixo percentual de vegetação nativa remanescente, a degradação de pequenos cursos d’água, a poluição do ar causada por queimadas em áreas comerciais de cana-de-açúcar, epidemias de doenças disseminadas por vetores como o Aedes aegypti, concentração de renda, entre outros.

Diante dessa complexidade socioambiental regional, a presença local de um Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais foi e é imprescindível para o desenvolvimento sustentável, por meio da ciência e tecnologia em parcerias institucionais locais.
O reflexo dos trabalhos realizados pelo Programa resultou na ótima evolução do número de alunos, projetos de pesquisa e na ampliação da abrangência territorial de atuação do curso em outro Campus Universitário da Universidade Brasil, em total consonância com a Portaria Normativa n° 7, de 22 de junho de 2009.
No segundo semestre de 2018, após 8 anos de funcionamento do Programa, o corpo discente se mantém com 104 alunos matriculados (42,3% das exatas, 36,5% das humanas e 21,2% das biológicas) e 137 titulados, de várias regiões e instituições do estado de São Paulo e do Brasil, onde desenvolveu-se projetos técnico-científicos interdisciplinares na área de Ciências Ambientais. Dos egressos, 58,1% dispuseram de bolsas para o financiamento do curso, garantido por instituições do mercado profissional, sendo que deste percentual, 7,4% foram financiados com bolsas da própria IES. Dos matriculados em 2018, 58,7% contam com bolsa para financiamento do curso, sendo que 54,8% são bolsistas dos programas de bolsas da própria IES.
As parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com empresas/instituições foram melhoradas nesse ano de 2018, com manutenção de projetos com as instituições já parceiras e ampliação de novas parcerias (inclusão de uma cooperativa de produtores de cana-de-açúcar e outra grande empresa ambiental da região).

Em 2018 o corpo docente do Programa manteve-se com 13 docentes doutores permanentes, com formação distinta, interdisciplinaridade e dedicação, sem alterar a experiência. O tempo médio de dedicação do corpo docente na Universidade Brasil até 2018 é de 9,2 anos. Foram incluídos dois novos docentes colaboradores que já ministram aulas e orientam projetos de pesquisa.

O quadriênio 2013 a 2016, em comparação com o triênio de 2010-2012, período de implantação do curso, registra o quadruplicar da produção de artigos em periódicos classificados. A publicação de livros\capítulos de livros aumentou em mais de vinte vezes e a produção de trabalhos completos em anais de eventos aumentos mais de quatro vezes. Foram desenvolvidos quatro aplicativos para gerenciamento de recursos naturais e resíduos, os quais tiveram seus registros solicitados no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), sendo ali depositado pedido de patente. Também foi depositada mais uma patente de proposta de painéis de madeira desenvolvidas a partir de bagaço de cana. O início do quadriênio 2017-2020 já está demonstrando uma manutenção do mesmo padrão de produção intelectual do quadriênio anterior. Este ótimo resultado foi confirmado pela CAPES na avaliação quadrienal 2013-2016, onde em sua primeira avaliação, o Programa subiu para o Conceito 4 (Renovação de Reconhecimento n. 0656 de 27/07/2017), com quesitos muito bem avaliados, com destaques para o índice de produção total de 1,585 (em intervalo considerado bom de 1,00 a 1,79), índice de produção técnica e tecnológica de 0,362 (que é o dobro do limite definido pela área como muito bom) e o índice de distribuição das orientações de dissertações defendidas em relação aos docentes de 0,723 (muito bom na comparação com os demais programas da área).

Um intercâmbio internacional está sendo efetivado com uma Universidade da África visando a troca de experiências em tecnologias na agricultura, o que permitirá fortalecer as bases do curso e oferecer visão global aos ingressantes do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais.

Neste contexto, a evolução do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil em 2018 é evidente, com as novas parcerias, a modernização dos espaços físicos de laboratórios, salas de aula e sala da administração acadêmica. Portanto, a expectativa que melhore ainda mais o seu desempenho para o próximo quadriênio, evidenciando o comprometimento em produzir formação humana de qualidade e interdisciplinar, além de contribuir com a qualificação do mercado profissional e pesquisas, técnicas e ferramentas capazes de solucionar problemas ambientais atuais, com inovação tecnológica.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais tem como objetivo geral a formação interdisciplinar de profissionais com competência para: (a) atuar na Gestão Ambiental Integrada em Municípios, (b) analisar fenômenos ambientais que ocorrem na área urbana e rural e (c) construir novas referências e/ou tecnologias aplicadas às soluções ambientais (nas esferas econômicas, sociais e dos ecossistemas).
Para atingir esse objetivo, a dinâmica do processo de conhecimento do programa e o desenvolvimento da pesquisa adotam direção evolutiva e se e assentam estrategicamente:

1 - Na sustentabilidade da gestão municipal, nas ciências ambientais, de saúde, educacionais voltadas para a qualidade do desenvolvimento das cidades e sua população quer em áreas urbanas como rurais.
2 - Na promoção de parcerias onde o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil mostrou-se capaz de produzir inovações com patentes, softwares, publicações técnico-científicas, que foram disponibilizadas para apoiar e qualificar gestores e técnicos da administração pública e da privada na solução de problemas socioambientais. Foram desenvolvidos projetos em parceria com técnicos e gestores de empresas e/ou instituições (públicas e privadas), permitindo o compartilhamento de dados, de infraestrutura, de expertise e de financiamento.
3 - Na busca de aperfeiçoamento e continua atualização do curso pelo acompanhamento das tendências de mercado, e da apropriação de novos estudos e pesquisa que se destacam na área socioambiental e de saúde,
4 - Nas demandas de empresas e ou instituições, públicas e privadas e a sociedade em geral.

O processo evolutivo é acompanhado de continua avaliação pelo Conselho docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Brasil. Este processo vem permitindo ajustar, consolidar e ou implantar o conteúdo de disciplinas existentes e/ou novas, introduzir atividades programadas e agregar novas dimensões às suas linhas de pesquisa.

As áreas de atuação são amplas, envolvendo desde pesquisas sobre preservação e uso sustentável dos recursos naturais da biosfera até os estudos relativos ao ambiente social e em saúde, dentro dos seguintes focos:

  • Pesquisas voltadas ao desenvolvimento de técnicas sustentáveis de gestão e uso dos recursos naturais nos municípios e seus impactos no ambiente;
  • Pesquisas sobre a influência das mudanças ambientais na saúde e técnicas naturais e artificiais de prevenção e remediação de problemas de contaminação e epidemias;
  • Pesquisar políticas ambientais, sociais e econômicas voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e seus impactos sobre a sociedade.

1. Laboratório de Análise de Solos (Coordenado pelos Professores Gisele Herbst Vazquez e Luiz Sergio Vanzela)
2. Laboratório de Entomologia (Coordenado pela Professora Gisele Herbst Vazquez)
3. Laboratório de Fitopatologia (Coordenado pelos Professores Dora Ines Kozusny-Andreani e Roberto Andreani Junior)
4. Laboratório de Microbiologia (Coordenado pelas Professoras Dora Ines Kozusny-Andreani e Danila Fernanda Rodrigues Frias)
5. Laboratório de Biotecnologia (Coordenado pelas Professoras Dora Ines Kozusny-Andreani e Danila Fernanda Rodrigues Frias)
6. Laboratório de Análise de Sementes (Coordenado pelos Professores Gisele Herbst Vazquez e Roberto Andreani Junior)
7. Laboratório de Física/Hidráulica (Coordenado pelos Professores Luiz Sergio Vanzela e Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro)
8. Laboratório de Sensoriamento Remoto e de Geoprocessamento (Coordenado pelo Doutor Luiz Sergio Vanzela)
9. Estufa de Plantas (Coordenado pelos Professores Gisele Herbst Vazquez, Roberto Andreani Junior e Gabriel Mauricio Peruca de Melo)
10. Fazenda de Ensino e Pesquisa localizada no Campus de Fernandópolis, com uma área total de 145 hectares, possui um campo experimental de aproximadamente cinco hectares onde são realizados experimentos de campo

Novos laboratórios:
11. Laboratório de Biodiversidade e Propagação de Plantas (Coordenado pelos Professores Gisele Herbst Vazquez e Roberto Andreani Junior)
12. Laboratório de Geotecnologias e Ciências Sociais Aplicadas (Coordenado pelos Professores Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima, Denise Regina da Costa Aguiar, Cristina Veloso de Castro e João Adalberto Campato Junior)
13. Laboratório de Gestão de Resíduos Sólidos (Coordenado pelos Professores Evandro Roberto Tagliaferro, Dora Inés Kozusny-Andreani e Danila Fernanda Rodrigues Frias)
14. Laboratório de Hidrologia e Climatologia (Coordenado pelos Professores Luiz Sergio Vanzela, Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro e Cleber Fernando Menegasso Mansano)

O corpo Docente, todos constituídos de professores Doutores da própria instituição, possui formação em todas as áreas do conhecimento (exatas, humanas e biológicas) e integram-se muito bem nas pesquisas, o que é muito importante para a multidisciplinaridade do curso. Além disso, possuem boa experiência acadêmica, científica e profissional o que favorece a formação dos Discentes no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Confira a lista de docentes na aba correspondente.
Confira informações sobre o Programa no site da CAPES:
Mestrado em Ciências Ambientais

Gestão Ambiental Integrada de Municípios

Desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados à gestão ambiental de ecossistemas urbanos e rurais, com ênfase nas necessidades de municípios e subprefeituras.

Abaixo estão relacionados as linhas de pesquisa em andamento.

  • Gestão e dinâmica de ecossistemas urbanos e rurais

Descrição: Condução interdisciplinar de projetos técnico-científicos para estudos e normatização de processos em ecossistemas urbanos e rurais com vistas à gestão ambiental integrada de municípios.

  • Saúde e desenvolvimento social nos municípios

Descrição: A compreensão da interação ambiente e sociedade no meio urbano e rural passa necessariamente pelo desenvolvimento em pesquisa social e saúde. O desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de projetos técnico-científicos, servirão de base para a elaboração de políticas, legislações, programas de educação e tecnologias para a mitigação dos problemas inerentes a interação ambiente e sociedade nos municípios.

Produto Título/Ano Projeto de pesquisa
APLICATIVO RECICLATI – SOFTWARE DE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO (2014) SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE LIXO ELETRÔNICO
APLICATIVO SISGAVI – SISTEMA PARA O GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA (2014) SOFTWARE PARA O GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA
APLICATIVO SISMI – SISTEMA WEB DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO (2014) SISTEMA MÓVEL DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO – SISMMI
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL O QUE FAZER COM MEDICAMENTOS VENCIDOS??? (2014) PROTEÇÃO AMBIENTAL: ELABORAÇÃO DE CARTILHA COM ORIENTAÇÃO PARA DESCARTE RACIONAL DE MEDICAMENTOS
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL PESCADOR DE TABLADO (2014) INFLUÊNCIA DE TABLADOS SOBRE A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS EM LAGO DE USINA HIDRELÉTRICA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL A PALMEIRA JUÇARA: PENSANDO NA SUSTENTABILIDADE (2015) O USO DO FRUTO DA PALMEIRA JUÇARA PODERÁ EVITAR SUA EXTINÇÃO
CARTAS, MAPAS OU SIMILARES VÍDEO DE PROJETO ARQUITETÔNICO DE PARQUE LINEAR PARA FERNANDÓPOLIS (2015) PROJETO DE OCUPAÇÃO DOS FUNDOS DE VALE NO PERÍMETRO URBANO DE FERNANDÓPOLIS – SP
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL GUIA DE COLETA SELETIVA PARA UNIVERSIDADES (2016) DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS PROVENIENTES DE UNIVERSIDADES
     
APLICATIVO SISGALE – SISTEMA DE GERENCIAMENTO AGRÍCOLA DO LODO DE ESGOTO (2015) SOFTWARE PARA O MANEJO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS NO SOLO
PATENTE PROCESSO DE FABRICAÇÃO UTILIZANDO MISTURA DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR À ADESIVOS A BASE DE UREIA FORMALDEIDO NA PRODUÇÃO DE PAINÉIS AGLOMERADOS (2016) – Registro em andamento (Número do Processo: BR 10 2016 009113 6) DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL GUIA EDUCACIONAL E DE ORIENTAÇÃO À PESSOA COM ESTOMA INTESTINAL (2017) TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ESTOMIZADOS: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES PORTADORES DE ESTOMA INTESTINAL E/OU URINÁRIO
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL GUIA EDUCACIONAL E DE ORIENTAÇÃO À PESSOA COM ESTOMA URINÁRIO (2017) TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ESTOMIZADOS: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES PORTADORES DE ESTOMA INTESTINAL E/OU URINÁRIO
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL O QUE SÃO ZOONOSES? (2017) GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL  ROTEIRO EXPERIMENTAL PARA USO DE MAQUETE DE BACIA HIDROGRÁFICA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA ASSOCIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2017)  GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO
PATENTE MAQUETE DE BACIA HIDROGRÁFICA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA ASSOCIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2017) – Registro em andamento (Número do Processo BR 10 2017 026550 1) METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA ASSOCIADO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETE COM ÊNFASE EM TRABALHOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROJETO TÉCNICO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA BIBLIOTECA CENTRAL SANTA MÔNICA DA UFU/MG (2017) BIBLIOTECA SUSTENTAVEL NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
CARTILHA EDUCATIVA ENERGIA FOTOVOLTAICA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (2018) ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA APLICADA EM ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL COM O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
TRABALHO TÉCNICO ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS ENCONTRADAS NAS MATAS CILIARES URBANAS DE VOTUPORANGA/SP SEGUNDO A SEGUNDO BASE DE DADOS I3N BRASIL (2017) AMEAÇA À BIODIVERSIDADE POR MEIO DA CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE DE VOTUPORANGA/SP
TRABALHO TÉCNICO O LAGO DO AMOR, CAMPO GRANDE – MS (2018) RECURSOS HÍDRICOS NOS MUNICÍPIOS
SOFTWARE SISPED - SISTEMA DE PREVISÃO DO POTENCIAL DE EPIDEMIAS DE DENGUE EM FUNÇÃO DO CLIMA (2018) INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOAMBIENTAIS EM INCIDÊNCIA DE DOENÇAS
PATENTE SISTEMA DE PREVISÃO DE EPIDEMIAS DE DENGUE COM BASE
NO CLIMA – SISPED (2018) - Registro em andamento (Número do Processo BR 10 2018 076322 9)
INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOAMBIENTAIS EM INCIDÊNCIA DE DOENÇAS
CARTILHA EDUCATIVA VOCÊ SABE O QUE É COLETA SELETIVA DE LIXO? BIOSSEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO
FOLDER EDUCATIVO DESCARTE LEGAL: SEU MEDICAMENTO DESPREZADO NO LOCAL IDEAL GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO
FOLDER EDUCATIVO DESCARTE DE MEDICAMENTOS VENCIDOS GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO
FOLDER EDUCATIVO QUEM DESCARTA CORRETAMENTE OS RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE PENSA NO FUTURO! RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MG
ESTUDO TÉCNICO PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR N º 009/2009 (CÓDIGO DA SAÚDE) DO MUNICÍPIO DE PRATA, MG GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL VOCÊ SABE O QUE É BRUCELOSE? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL ABC DA TENINÍASE E CISTICERCOSE (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL VOCÊ SABE O QUE É ESPOROTRICOSE? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL VOCÊ SABE O QUE É FEBRE MACULOSA? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL O QUE É MORMO?
(04/06/2019)
VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL LARVA MIGRANSCUTÂNEA: VOCÊ SABE O QUE É? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL LEPTOSPIROSE: VAMOS CONHECER ESTA ZOONOSE? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL VOCÊ SABE O QUE É RAIVA DOS HERBÍVOROS? (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL TOXOPLASMOSE: QUALQUER UM PODE SER INFECTADO, DESDE QUE NÃO TOME ALGUNS CUIDADOS! (04/06/2019) VETINFORMA
MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL VOCÊ SABE O QUE
É TUBERCULOSE? 04/06/2019)
VETINFORMA
Abaixo estão apresentados alguns dos nossos mais importantes parceiros, que apoiam nossas pesquisas com informações e dados.

Alcoeste Destilaria Fernandópolis S/A
www.alcoeste.com.br

Agroprecisão Engenharia e Georreferenciamento Ltda.
www.agroprecisao.com.br

Squiter Ambiental
www.squitter.com.br

Prefeitura Municipal de Fernandópolis Secretaria do Meio Ambiente
www.fernandopolis.sp.gov.br

Mejan Ambiental
http://www.mejan.com.br

Cooperativa dos Produtores Rurais do Pontal do Triângulo Mineiro – Coperama
http://www.coperama.com.br

Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis
Acesse o site

Phibro Animal Health Coorporation
https://www.pahc.com
 

2017

 

Aluno 

Orientador 

Data 

Título 

Sebastião Alves Arruda 

Gisele Herbst Vazquez 

17/02/2017 

Potencial fisiológico de sementes de jenipapo armazenadas em diferentes embalagens 

Eloainy Alves Eustáquio 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

20/02/2017 

Estratégia para destinação de resíduos recicláveis provenientes de universidades brasileiras 

Ana Elisa Pereira da Silva 

Dora Inês Kozusny-Andreani 

17/03/2017 

Incidência de staphylococcus multirresistente a antimicrobianos nas mãos dos profissionais de unidade básica de saúde 

Claudia Longrova Costa 

Luiz Sérgio Vanzela 

31/03/2017 

Potencial de geração elétrica solar do município de Caraguatatuba - SP 

Rodrigo Freschi Bertolo 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

24/04/2017 

A proteção jurídica dos deslocados internos e dos refugiados ambientais por questão hídrica. 

Leila Gomes Ferreira 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

24/04/2017 

Representação social da coleta seletiva nos moradores do bairro Santa Mônica em Uberlândia/MG: análise do projeto municipal como estratégia de educação ambiental 

Selma de Andrade Coelho 

Denise Regina da Costa Aguiar 

19/05/2017 

Processo de elaboração de guia educacional para estomizados: construção de guia educativo para o autocuidado de pessoas com estoma intestinal e/ou urinário. 

Marcella Villela Carvalho 

Denise Regina da Costa Aguiar 

19/05/2017 

Práticas pedagógicas da educação ambiental no ensino fundamental, em uma escola pública estadual, em Ituiutaba - MG 

Thais Nogueira Gonzaga 

Dora Inês Kozusny-Andreani 

31/05/2017 

Estudo de viabilidade técnica da aplicação do ozônio como desinfetante em resíduos de serviços de saúde 

10 

Vagner Pereira do Nascimento 

Luiz Sérgio Vanzela 

23/06/2017 

Avaliação de diferentes métodos de nivelamento na determinação do volume de terra 

11 

Tânia Cristina Lemes Soares Pontes 

Käthery Brennecke 

26/06/2017 

Diagnóstico da arborização urbana no município de Caraguatatuba - SP 

12 

Alex Sandro Tomazini 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

26/06/2017 

Análise sobre as práticas docentes de educação ambiental nas escolas públicas estaduais da região do Taboão, em Guarulhos/SP 

13 

Kelma Patrícia de Souza 

Denise Regina da Costa Aguiar 

26/06/2017 

Avaliação da sustentabilidade na biblioteca central Santa Mônica da universidade federal de Uberlândia/MG 

14 

Amália Luiza Poiani Gomes Beraldi 

Gisele Herbst Vazquez 

25/08/2017 

Diagnóstico das matas ciliares urbanas de Votuporanga/SP: levantamento da vegetação exótica invasora 

15 

Messias Pereira Junior 

Luiz Sergio Vanzela 

28/08/2017 

Impacto de efluentes de siderurgia na água do Córrego Piquiá, município de Açailândia - MA 

16 

Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira 

Roberto Andreani Junior 

15/09/2017 

Responsabilidade penal de pessoas jurídicas de direito privado e de direito público por crimes ambientais 

17 

Bruno Cezar Rosselli Medri 

Liandra Maria Abaker Bertipaglia 

15/09/2017 

Responsabilidade socioambiental nas licitações sustentáveis 

18 

Celso Adalberto Zuanazzi 

Luiz Sergio Vanzela 

29/09/2017 

Caracterização da reciclagem de resíduos sólidos da construção civil no município de Votuporanga - SP 

19 

Siene de Faria Rodrigues 

Gisele Herbst Vazquez 

22/11/2017 

Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED em uma instituição de ensino: uma preocupação ambiental, energética e econômica 

20 

Marcelo da Silva Miguelão 

Luiz Sergio Vanzela 

30/11/2017 

Maquete de bacia hidrográfica aplicada ao ensino da matemática associada à educação ambiental 

21 

Rivelino Rodrigues 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

29/11/2017 

Aproveitamento de resíduos da construção civil em reparos de estradas rurais em Jales/SP 

22 

Adriano José Carrijo 

Danila F. Rodrigues Frias 

30/11/2017 

Análise da ocupação de loteamentos regulares no estado de São Paulo antes da licença de operação 

23 

Patrícia de Oliveira Portela 

Dora Inês Kozusny-Andreani 

30/11/2017 

Caracterização microbiológica em ambiente específico de uma biblioteca universitária 

24 

Adalci dos Anjos Ferreira 

Danila F. Rodrigues Frias 

14/12/2017 

O uso da bicicleta como transporte alternativo no município de Uberlândia: implicações da questão cultural na preservação do meio ambiente. 

25 

Fabiana Regina Sabion Giacheto de Lima 

Dora Inês Kozusny-Andreani 

20/12/2017 

Análise da acuidade auditiva em altas frequências e microbiológica dos plugs de ouvido em adolescentes 


2018

 

Aluno 

Orientador 

data 

Título 

Douglas Teodoro Fontes 

Gabriel Mauricio Peruca de Melo 

25/01/2018 

Como aplicar o direito penal frente ao meio ambiente através de uma visão socioeducacional 

Tereza Cota de Jesus 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

30/01/2018 

Uso de infusões de plantas medicinais no controle de cândida albicans em escovas dentárias 

Cleiton Evaldo Mendes 

Gisele Herbst Vazquez 

28/02/2018 

Diagnóstico ambiental da unidade de conservação do banhado em São José dos campos/SP 

Andréa Penha Gregório Vasconcelos  

Gisele Herbst Vazquez 

28/02/2018 

Avaliação quali-quantitativa das praças do quadrante sudeste de Votuporanga-SP 

Márcia Dall'Agnol 

Denise Regina da Costa Aguiar 

26/03/2018 

A práxis pedagógica no ensino da educação ambiental crítica em uma escola da rede pública municipal de ensino de Porto Nacional/TO 

Marcos Camargo de Aguiar 

Denise Regina da Costa Aguiar 

26/03/2018 

O sistema de gestão ambiental como estratégia da educação ambiental no SENAC São José dos Campos/SP 

André Luis Herrera 

 Käthery Brennecke 

28/03/2018 

Loteamento Jardim dos Ypês: consonância e dissonância da lei municipal do parcelamento do solo 

Breno de Queiroz Paes e Silva 

 Käthery Brennecke 

28/03/2018 

Proposta de inovação legislativa da lei de parcelamento do solo para sanar casos de loteamentos irregulares em áreas de preservação permanente 

Mairny Abadia Ferreira Antônio dos Santos 

Liandra Maria Abaker Bertipaglia 

19/04/2018 

Assentamento funcional digital: um estudo de caso da Universidade Federal de Uberlândia 

10 

Paula Bercelli Zanoveli Pedreiro 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

20/04/2018 

Perfil epidemiológico da tuberculose em Fernandópolis 

11 

Clayton Soares da Silva 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

25/06/2018 

Atendimento a diretiva ambiental rohs para alteração do processo de fabricação de placas de circuitos impressos para acabamento superficial 

12 

Liberta Lamarta Favoritto Garcia Neres 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

30/07/2018 

Perfil de sensibilidade microbiana in vitro de cepas de escherichia coli e klebsiella pneumoniae isoladas de queijo artesanal 

13 

Paulo César de Sousa Patrício 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

24/08/2018 

Gestão integrada de resíduos sólidos em Porto Nacional/TO: proposta para intervenção pública com vistas e efetividade do plano municipal 

14 

Paula Thays Schaiblich Moura 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

19/09/2018 

A responsabilidade civil ambiental pelos resíduos sólidos oriundos dos serviços de saúde 

15 

João Roberto Fabri 

Roberto Andreani Junior 

25/09/2018 

Avaliação dos efeitos de inundação e fogo na germinação de sementes de copernicia alba morong ex morong & britton (arecaceae) 

16 

Cassia Virginia Cassanho de Oliveira 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

25/09/2018 

Impactos ambientais por urbanização acelerada no lago do amor em Campo Grande/MS 

17 

Maria José Floriano Ferracini 

Gisele Herbst Vazquez 

25/09/2018 

Sustentabilidade empresarial em usinas de cana-de-açúcar e suas certificações 

18 

Haroldo Pereira Costa 

Denise Regina da Costa Aguiar 

28/09/2018 

Educação ambiental e sua relação com o saneamento básico e a saúde pública no município de Porto Nacional – Tocantins 

19 

Adriano de Souza Freitas 

Denise Regina da Costa Aguiar 

28/09/2018 

A educação ambiental nos curso técnicos integrados ao ensino médio do campus Penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental 

20 

Camila Vicentini Pinheiro 

Roberto Andreani Junior 

11/10/2018 

Caracterização do sistema de manutenção da arborização urbana em Caraguatatuba – SP 

21 

Cynthia Souza Oliveira 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

26/10/2018 

Impactos sociambientais da usina hidrelétrica Lajeado/Porto Nacional-TO: estudo da comunidade do distrito de Pinheiropólis 

22 

Ana Patrícia Dias da Cunha Nepomuceno 

Luiz Sergio Vanzela 

29/10/2018 

Condições de saneamento e doenças de veiculação hídrica em crianças do município de Afuá - PA 

23 

Maria Aparecida de Araujo 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

27/11/2018 

A realidade socioambiental e a violência contra crianças e adolescentes atendidas no hospital de clínicas da Universidade Federal de Uberlândia/MG: proposta no âmbito da proteção integral 

24 

Gleury Sales Farias 

Denise Regina da Costa Aguiar 

30/11/2018 

Diálogo entre saberes e práticas em educação ambiental em uma escola no município de Macapá/AP 

25 

João Luiz da Silva 

Gabriel Mauricio Peruca Melo 

07/12/2018 

Aspectos econômicos e socioambientais da área de livre comércio Macapá e Santana: vinte e sete anos após a sua implantação 

26 

Rosimeire da Silva 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

17/12/2018 

Atuação da enfermagem na prevenção e controle de infecção relacionada à assistência à saúde 

27 

Alexsander Saves dos Santos 

Gisele Herbst Vazquez 

17/12/2018 

Energia fotovoltaica: a percepção de estudantes e a confecção de um sistema de iluminação sustentável e de uma cartilha como propostas de educação ambiental 

28 

Lilissanne Marcelly de Sousa 

Luiz Sergio Vanzela 

18/12/2018 

Sistema de previsão de epidemias de dengue com base no clima - SISPED 


2019

 

Aluno 

Orientador 

data 

Título 

Euvani Oliveira Sobrinho Linhares 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

28/01/2019 

Nível de conhecimento da população de Santa Rita do Araguaia, GO, sobre o descarte de medicamentos e o impacto ambiental produzido 

Paula Fernanda Gubulin Carvalho 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

29/01/2019 

Gerenciamento e destinação de fármacos: investigação sobre a conduta de tutores de animais no âmbito de um hospital veterinário 

Vera Lucia Siqueira de Barros 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

29/01/2019 

Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: estudo de caso em um hospital universitário 

Telma Cristina Berceline 

Luiz Sergio Vanzela 

28/02/2019 

Correlação entre neoplasias de pele e irradiância solar no estado de São Paulo 

Manoel Sobrinho Neto Junior 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

14/03/2019 

Perfil epidemiológico da hanseníase no município de Fernandópolis, São Paulo, no período de 2014 a 2016 

Altino da Silva Dias 

Roberto Andreani Junior 

22/03/2019 

Viabilidade do investimento empresarial em projetos para o meio ambiente abordando a contabilidade ambiental 

Orlando de Jesus Saldanha 

Denise Regina da Costa Aguiar 

22/03/2019 

Novas tecnologias para extração da madeira nativa brasileira 

Alessandre da Silva 

Cristina Veloso de Castro 

29/03/2019 

A influência da gestão de pessoas nas organizações frente aos impactos ambientais e a sustentabilidade 

Bruno Benhocci Santana 

Liandra Maria Abaker Bertipaglia 

11/04/2019 

Ação antimicrobiana do óleo de copaíba (copaifera langsdorffii desf.) frente ao agente da mastite: staphylococcus aureus 

10 

Andressa Ferrari Zoppei Murgia 

Cristina Veloso de Castro 

16/04/2019 

Responsabilidade ambiental: os resíduos sólidos e a coleta seletiva segundo a lei 12.305/10 no município de Ilha Solteira-SP e as possibilidades futuras 

11 

Izolda Maria Carvalho Baldo e Guimarães Resende 

Cristina Veloso de Castro 

16/04/2019 

Responsabilidade do município de Limeira do Oeste/MG por danos ambientais em virtude de omissão legislativa 

12 

Jairo Garcia Gonçalves 

Cristina Veloso de Castro 

17/04/2019 

Empresa e sustentabilidade: o cadastro ambiental rural como instrumento efetivador do socioambientalismo 

13 

Luciana Sanches Ferreira 

João Aldaberto Campato Jr 

18/04/2019 

Ecoturismo em Ilha Solteira: uma proposta de sistematização inicial 

14 

Marivânia Fernandes Santiago 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

29/04/2019 

Proposta para o uso do ICMS – ecológico no município de Guaraí-TO 

15 

Sérgio Túlio Pereira Machado 

Luiz Sergio Vanzela 

30/04/2019 

Irrigação por aspersão na cultura da cana de açúcar no noroeste paulista 

16 

Carla Lopes Simonis Seba 

Cristina Veloso de Castro 

14/05/2019 

Sustentabilidade na adoção de módulo estrutural em tora de eucalipto tratado com arseniato de cobre cromatado 

17 

Juliana Petini Passerini 

Luiz Sergio Vanzela 

28/05/2019 

Correlação entre acidentes com aracnídeos peçonhentos e fatores socioambientais no município de Fernandópolis - SP 

18 

Érica Cristina Molina dos Santos 

Gisele Herbst Vazquez 

28/05/2019 

Sanção de demolição em faixa de segurança em reservatório artificial em Iturama/MG 

19 

Wagner Aparecido Pereira 

Roberto Andreani Junior 

07/06/2019 

Implantação de segurança do trabalho em ambiente escolar: um estudo de caso 

20 

Rodrigo Bertolozzi 

Luiz Sergio Vanzela 

19/06/2019 

Análise das ilhas de calor urbano no município de Votuporanga-SP 

21 

Rodrigo de Abreu Rodrigues 

Cristina Veloso de Castro 

13/08/2019 

Análise da constitucionalidade da regularização fundiária urbana de interesse social no entorno de reservatórios artificiais 

22 

Eliane Calmon Malvar 

João Aldaberto Campato Jr 

20/08/2019 

A polêmica do campo de golfe olímpico: um estudo de comunicação ambiental 

23 

Thainara Perondini de Almeida 

Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro 

16/09/2019 

Qualidade e preservação da água das fontes minerais naturais do município de Amparo – SP 

24 

Oliseth Sarmento Corrêa Pereira 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

24/09/2019 

Políticas públicas federais e população quilombola: o caso da comunidade lagoa dos índios-Amapá 

25 

Mara Lucia Diotto 

Evandro Roberto Tagliaferro 

25/09/2019 

Ganhos com a logística reversa: estudo das tendências do mercado de plásticos 

26 

Edilson Teles Gomes Junior 

João Aldaberto Campato Jr 

25/09/2019 

Sustentabilidade em bibliotecas: exame das bibliotecas da Universidade Brasil 

27 

Renilson Dias de Souza 

Evandro Roberto Tagliaferro 

25/09/2019 

Análise dos impactos urbanístico e mobilidade urbana no município de Suzano decorrentes do rodoanel Mario Covas 

28 

Sandro Costa Gonçalves 

Evandro Roberto Tagliaferro 

25/09/2019 

Economia circular: análise e aplicabilidade nas organizações sob a perspectiva da teoria dos stakeholders 

29 

Jean Carlo Bassalobre 

Denise Regina da Costa Aguiar 

30/09/2019 

A importância da educação ambiental para a sutentabilidade empresarial em relação aos resíduos eletroeletrônicos: um caso em estudo 

30 

Marcela Hiluany 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

30/09/2019 

Parques públicos e condições socioambientais da população: estudo comparativo no município de Mauá-SP 

31 

Marcio Viana de Souza 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

30/09/2019 

Responsabilidade civil da pessoa causadora de dano ambiental por descarte irresponsável de resíduos sólidos: análise por registros fotográficos 

32 

Mauricio Fernando Francisco 

Gisele Herbst Vazquez 

30/09/2019 

Monitoramento energético no ambiente hospitalar 

33 

Amanda Martins Ferreira Gonçalves 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

30/09/2019 

Comunicação municipal em Ribeirão Preto/SP: a “conversa” entre o poder público e a população para um ambiente sustentável 

34 

Everaldo Oliveira de Souza 

Danila Fernanda Rodrigues Frias 

03/10/2019 

Coleta seletiva como instrumento de preservação ambiental e fonte de renda 

35 

Pedro Paulo Carvalho Franco 

Cleber Fernando Menegasso Mansano 

16/10/2019 

Poder de polícia ambiental exercido pela polícia militar do estado de minas gerais no âmbito do município de Prata/MG 

36 

Andre Marques de Oliveira 

Luiz Sergio Vanzela 

21/10/2019 

SYSCLIMATE – sistema de monitoramento climático 

37 

Abner Ulisses Bueno da Silva 

João Adalberto Campato Jr 

28/10/2019 

Representações sociais: meio ambiente, educação ambiental e geografia 

38 

Marco Antonio Colmati Lalo 

Cristina Veloso de Castro 

30/10/2019 

Impactos ambientais decorrentes de implantação de loteamentos irregulares: um estudo de caso no município de Fernandópolis/SP 

39 

Carlos Eduardo Moreira Durce 

Cristina Veloso de Castro 

30/10/2019 

Ação civil pública como instrumento de garantia da inclusão da pessoa com deficiência ao ambiente artificial e cultural 

40 

Tharinne Oliveira Silva Cavalheiro 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

05/11/2019 

Avaliação dos microrganismos patogênicos presentes em bioaerossóis no ambiente de uma unidade de terapia intensiva 

41 

Emerson Renato Romeiro 

Roberto Andreani Junior 

28/11/2019 

Efeito alelopático do extrato aquoso de tiririca (cyperus rotundus) sobre a germinação de sementes de hortaliças 

42 

Pedro Alberto Alves Costa 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

09/12/2019 

Meio ambiente e o descarte de oleo residual de frituras: estudo em feiras livres da cidade de Uberlândia-MG 

43 

Reobbe Aguiar Pereira 

Dora Inés Kozusny-Andreani 

11/12/2019 

Gestão de resíduos sólidos em unidades básicas de saúde do Município Guaraí-TO 

44 

Flávia Petra Melara Benatti 

Denise Regina da Costa Aguiar 

11/12/2019 

Educação ambiental no curso de pedagogia da faculdade de Taquaritinga/SP: desafios e possibilidades 

45 

Donizete Araujo 

Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima 

16/12/2019 

A lei da biossegurança:  questionáveis constitucionalidade e sustentabilidade 

46 

José Aparecido Jorge Junior 

Luiz Sergio Vanzela 

17/12/2019 

Desenvolvimento de sonda multiparâmetro dinâmica de qualidade de água (sonda AQUA-X) 

47 

Leandro Anselmo Santos Marchi 

Cleber Fernando Menegasso Mansano 

19/12/2019 

Modelagem e simulação do processo de produção de açúcar e etanol 

 

PRODUÇÃO INTELECTUAL DE 2015
 
ARTÍSTICA - OUTRA PRODUÇÃO CULTURAL
1. SCRAPBOOK DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
 
BIBLIOGRÁFICA - ARTIGO EM PERIÓDICO
1. A COMPARISON OF THREE DIFFERENT METHODOLOGIES FOR EVALUATING RHIPICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS SUSCEPTIBILITY TO TOPICAL SPRAY COMPOUNDS. (0304-4017) VETERINARY PARASITOLOGY (PRINT)
2. ACARICIDAL EFFECTS OF FLUAZURON (2.5MG/KG) AND A COMBINATION OF FLUAZURON (1.6MG/KG) + IVERMECTIN (0.63MG/KG), ADMINISTERED AT DIFFERENT ROUTES, AGAINST RHIPICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS PARASITIZING CATTLE. (0014-4894) EXPERIMENTAL PARASITOLOGY
3. ATRIBUTOS QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS EM SOLOS DEGRADADOS POR MINERAÇÃO DE ESTANHO E EM FASE DE RECUPERAÇÃO EM ECOSSISTEMA AMAZÔNICO. (1806-9657) REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE)
4. CARACTERIZAÇÃO PAISAGÍSTICA E DA FREQUÊNCIA DE USUÁRIOS DE DUAS PRAÇAS CENTRAIS DE CARAGUATATUBA/SP. (1980-7694) REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA
5. CHEMICAL AND BIOCHEMICAL PROPERTIES OF OXISOLS AFTER SEWAGE SLUDGE APPLICATION FOR 16 YEARS. (1806-9657) REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE)
6. DISCRIMINATION OF NON-MELANOMA SKIN LESIONS FROM NON-TUMOR HUMAN SKIN TISSUES IN VIVO USING RAMAN SPECTROSCOPY AND MULTIVARIATE STATISTICS. (0196-8092) LASERS IN SURGERY AND MEDICINE (PRINT)
7. EFEITOS DE DOSES DE HERBICIDA INIBIDOR DO FOTOSSISTEMA II EM PLÂNTULAS DE BRACHIARIA. (1984-428X) REVISTA AGROGEOAMBIENTAL
8. EFFECTS OF DIFFERENT SPRAY FORMULATIONS ON THE REPRODUCTIVE PARAMETERS OF ENGORGED RHIPICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS FEMALES DETACHED FROM EXPERIMENTALLY INFESTED CATTLE. (0167-5877) PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE (PRINT)
9. EFFECTS OF HAEMATOBIA IRRITANS INFESTATION ON WEIGHT GAIN OF NELORE CALVES ASSESSED WITH DIFFERENT ANTIPARASITIC TREATMENT SCHEMES. (0167-5877) PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE (PRINT)
10. EFFECTS OF TWO EXERCISE PROTOCOLS ON POSTURAL BALANCE OF ELDERLY WOMEN: A RANDOMIZED CONTROLLED TRIAL. (1471-2318) BMC GERIATRICS (ONLINE)
11. ENDECTOCIDE ACTIVITY OF A POUR-ON FORMULATION CONTAINING 1.5 PER CENT IVERMECTIN +0.5 PER CENT ABAMECTIN IN CATTLE. (2052-6113) VETERINARY RECORD OPEN
12. GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE BRACHIARIA DECUMBENS SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE BIORREGULADOR. (0103-989X) REVISTA ACADÊMICA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS (PUCPR. IMPRESSO)
13. GOATS REINFECTED WITH TOXOPLASMA GONDII: LOSS OF VIABLE PROLIFICACY AND GROSS REVENUE. (1678-4162) ARQUIVO BRASILEIRO DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (ONLINE)
14. INORGANIC AND ORGANIC TRACE MINERAL SUPPLEMENTATION IN WEANLING PIG DIETS. (1678-2690) ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS (ONLINE)
15. OCCURRENCES OF OESTRUS OVIS PARASITISM IN NECROPSIED SHEEP IN THE UMUARAMA MICROREGION, PARANÁ, BRAZIL. (1984-2961) REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA (ONLINE)
16. OZÔNIO NO CONTROLE DE MICRO-ORGANISMOS EM RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE. (2178-8650) REVISTA BAIANA DE ENFERMAGEM
17. PESCA EM TABLADOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO COM PESCADORES DO RESERVATÓRIO DA USINA DE NOVA PONTE-MG. (2177-580X) PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
18. SEMEADURA EM LINHAS CRUZADAS NA CULTURA DA SOJA: CARACTERÍSTICAS DA PLANTA E PRODUTIVIDADE DE GRÃOS. (1982-2871) TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA
19. SISTEMA WEB DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO - SISMI. (1808-3765) IRRIGA (UNESP. CD-ROM)
20. SORGHUM GROWTH IN A SOIL TREATED WITH SEWAGE SLUDGE FROM TEXTILE INDUSTRY. (1743-3541) WIT TRANSACTIONS ON ECOLOGY AND THE ENVIRONMENT (ONLINE)
21. SUPPLEMENTATION FOR BEEF CATTLE ON MARANDU GRASS PASTURES WITH DIFFERENT HERBAGE ALLOWANCES. (1836-0939) ANIMAL PRODUCTION SCIENCE (PRINT)
22. SUSCEPTIBILITY OF HELMINTH SPECIES FROM HORSES AGAINST DIFFERENT CHEMICAL COMPOUNDS IN BRAZIL. (0304-4017) VETERINARY PARASITOLOGY (PRINT)
23. SUSCEPTIBILITY OF HELMINTH SPECIES PARASITES OF SHEEP AND GOATS TO DIFFERENT CHEMICAL COMPOUNDS IN BRAZIL. (0921-4488) SMALL RUMINANT RESEARCH
24. TRANSCRANIAL LIGHT EMITTING DIODE THERAPY (TCLT) AND ITS EFFECTS ON NEUROLOGICAL DISORDERS. (2155-9538) JOURNAL OF BIOENGINEERING AND BIOMEDICAL SCIENCE
25. TRATAMENTOS PRÉ-GERMINATIVOS COM SEMENTES DE ESPÉCIES FLORESTAIS. (1982-2278) NUCLEUS (ITUVERAVA. ONLINE)
26. USO DE FERTILIZANTE ORGANOFOSFATADO E TORTA DE FILTRO EM CANA-PLANTA. (2359-6724) REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS / BRAZILIAN JOURNAL OF BIOSYSTEMS ENGINEERING
 
BIBLIOGRÁFICA – LIVRO/CAPITULO DE LIVRO
1. A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE
2. BOXE TEMÁTICO: RECICLAGEM DE RESÍDUOS NA AGRICULTURA.
3. IMPACTO AMBIENTAL PELO USO DE RESÍDUOS EM SOLO
4. ÍNDICES DE QUALIDADE DO SOLO
5. INFLUENCE OF LONG-TERM APPLICATION OF SEWAGE SLUDGE RICH IN PHOSPHORUS ON HEAVY METALS BIOAVAILABILITY TO PLANTS
6. INTRODUÇÃO ÀS PRÁTICAS AGRÍCOLAS.
7. TECNOLOGIA E PRODUÇÃO DE SEMENTES
 
TÉCNICA - CARTAS, MAPAS OU SIMILARES
1. VÍDEO DE PROJETO ARQUITETÔNICO DE PARQUE LINEAR PARA FERNANDÓPOLIS
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
1. A PALMEIRA JUÇARA: PENSANDO NA SUSTENTABILIDADE
 
TÉCNICA - SERVIÇOS TÉCNICOS
1. ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DE BOVINO DE LEITE DA RAÇA HOLANDESA, EM REGIME DE PASTO FRENTE À DISPONIBILIDADE DE SOMBRA.
2. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL E DISPONIBILIDADE HÍDRICA: UGRH - 18, SUB-BACIA DA NASCENTE DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS - MIRASSOL SP (ART N° 92221220150126491)
3. ELABORAÇÃO DE MODELO HIDROLÓGICO DE CHUVAS EM NÍVEL DE ÁGUA PARA O SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS DE BLUMENAU - SC/ALERTABLU (OS N. 012/2013)
4. ESTUDO DE AUTODEPURAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CORPOS D'ÁGUA: NASCENTES DOS CÓRREGOS ABRIGO (B. PARANÁPOLIS) E SÃO PEDRO (B. PLANALTO) BAIRROS PARANÁPOLIS E PLANALTO - MUNICÍPIO DE ANDRADINA - SP (ART N° 92221220151251857)
5. O COMPORTAMENTO DE VACAS LEITERAS: A INTERAÇÃO ANIMAL E TRATADOR
6. PROCESSO: A - 000088/2009 V3 - INTERESSADO: JOÃO FLAVIO GUEDES - ASSUNTO: REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO - CAT
7. PROCESSO: A - 000501/2015 - INTERESSADO: A.K.I. - ASSUNTO: CANCELAMENTO DE ART
8. PROCESSO: A - 000618/2008 V4 - INTERESSADO: R.F.C. ASSUNTO: REGULARIZAÇÃO DE OBRA/SERVIÇO CONCLUÍDO SEM A DEVIDA ART
9. PROCESSO: A - 220023/2004 V7 - INTERESSADO: C. A. P. - ASSUNTO: REGULARIZAÇÃO DE OBRA/SERVIÇO CONCLUÍDO SEM A DEVIDA ART
10. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201305456
11. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201354811
12. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201400505
13. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201402935
14. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201403161
15. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201403305
16. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201403505
17. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201403505
18. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201409420
19. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201409730
20. PROCESSO AUTORIZAÇÃO E-MEC. 201409744
21. PROCESSO: C - 245/2015 CL - INTERESSADO: CREA/SP - ASSUNTO: CONSULTA/CONFEA - PROJETO DE LEI DA CÂMARA - PLC 2/2015 QUE ESTÁ NO SENADO FEDERAL, ORIGINÁRIO DO PL - 7735/2014 APROVADO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS - TEMA: DIVERSIDADE BIOLÓGICA
22. PROCESSO C - 59/2015 FS - INTERESSADO: ETEC DEPUTADO PAULO ORNELLAS CARVALHO DE BARROS - ASSUNTO: EXAME DE ATRIBUIÇÕES - CURSO: TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
23. PROCESSO: C - 62/2015 CL - INTERESSADO: ETEC ENG. H. B. - ASSUNTO: EXAME DE ATRIBUIÇÕES - CURSO: TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO
24. PROCESSO: PR - 260/2015 - INTERESSADO: J. B. DOS R. - ASSUNTO: REVISÃO DE ATRIBUIÇÃO
25. PROCESSO: PR 00401/2015 - INTERESSADO L. H. JR. - ASSUNTO: REVISÃO DE ATRIBUIÇÕES
 
PRODUÇÃO INTELECTUAL DE 2016
 
BIBLIOGRÁFICA - ARTIGO EM PERIÓDICO
1. ASPECTOS DA INFECÇÃO POR ANAPLASMA MARGINALE EM BOVINOS EXPERIMENTALMENTE INFECTADOS. (0102-5716) VETERINÁRIA E ZOOTECNIA (UNESP)
2. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA UTERINA DURANTE O PUERPÉRIO DE VACAS NELORE PRIMÍPARAS. (1315-2556) REVISTA DE LA SOCIEDAD VENEZOLANA DE MICROBIOLOGÍA
3. AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA COBERTURA ARBÓREA DOS BAIRROS CENTRAIS DE MACAPÁ (AP). (2176-9478) REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS (IMPRESSA)
4. CHARACTERIZATION OF NUTRITIONAL PARAMETERS IN BOVINE MILK BY RAMAN SPECTROSCOPY WITH LEAST SQUARES MODELING. (1073-9149) INSTRUMENTATION SCIENCE & TECHNOLOGY
5. DEFATTED MAIZE GERM IN EQUINE DIETS. (1981-3163) BIOSCIENCE JOURNAL (ONLINE)
6. DENSIDADE DE PLANTAS E FONTES DE NITROGÊNIO NO CULTIVO DE FEIJOEIRO / PLANT DENSITY AND NITROGEN SOURCES ON THE BEAN FARMING. (1981-7061) REVISTA BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS / BRAZILIAN JOURNAL OF BIOSYSTEMS ENGINEERING (ONLINE)
7. EFEITO DA DOSE E DA ÉPOCA DE APLICAÇÃO DO GLIFOSATO NA PRODUÇÃO E NA QUALIDADE DA SOJA RR. (0871-018X) REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA)
8. EFEITO DE BACTÉRIAS RIZOSFÉRICAS E FERTILIZANTES NO ENRAIZAMENTO DE VIOLETA AFRICANA. (1517-0276) REVISTA DA UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE
9. EFEITO DE DIFERENTES COMPOSTOS NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MAMOEIRO. (1982-2278) NUCLEUS (ITUVERAVA. ONLINE)
10. EXPERIMENTAL INFECTION OF CALVES WITH HAEMONCHUS PLACEI AND HAEMONCHUS CONTORTUS: ASSESSMENT OF PARASITOLOGICAL PARAMETERS. (0304-4017) VETERINARY PARASITOLOGY (PRINT)
11. EXPERIMENTAL INFECTION OF CALVES WITH HAEMONCHUS PLACEI OR HAEMONCHUS CONTORTUS: ASSESSMENT OF CLINICAL, HEMATOLOGICAL AND BIOCHEMICAL PARAMETERS AND HISTOPATHOLOGICAL CHARACTERISTICS OF ABOMASUMS. (0014-4894) EXPERIMENTAL PARASITOLOGY
12. FACTORS OF SOIL EROSION IN THE CÓRREGO RICO WATERSHED, SÃO PAULO, BRAZIL. (1808-3765) IRRIGA (UNESP. CD-ROM)
13. FAMÍLIA: LOCUS PRIVILEGIADO E CENTRAL DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. (1984-2759) CAMINHOS (DRACENA. CD-ROM)
14. FIBRAS DE BRACHIARIA BRIZANTHA CV. MARANDU ADUBADAS COM FONTES ORGÂNICA E INORGÂNICA DE SILÍCIO. (1984-428X) REVISTA AGROGEOAMBIENTAL
15. INOCULAÇÃO DA BACTÉRIA PSEUDOMONAS FLUORESCENS NO ÍNDICE DE CRESCIMENTO DE BRACHIARIA DECUMBENS SPP. (0103-989X) REVISTA ACADÊMICA. CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
16. LIPID SOURCES IN DIETS FOR EGG-LAYING JAPANESE QUAIL: PERFORMANCE AND EGG QUALITY. (1807-8672) ACTA SCIENTIARUM. ANIMAL SCIENCES
17. MANEJO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E SUA INFLUÊNCIA SOBRE OS RECURSOS HÍDRICOS PARA IRRIGAÇÃO. (1808-8546) IRRIGA
18. MELLO AND CAMPOS (1974) METHOD ADAPTED FOR THE RECOVERY OF CESTODES IN BIRDS (GALLUS DOMESTICUS). (0365-5865) ARQUIVOS DO INSTITUTO BIOLÓGICO
19. O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE PROGRESSÃO ESCOLAR E CICLOS DE APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DO LEGADO FREIREANO. (1809-3876) REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)
20. O MOVIMENTO NEGRO, A CONSTITUIÇÃO DE 1988 E A QUESTÃO DA TERRITORIALIDADE NA PRESERVAÇÃO DE UMA CULTURA: A COMUNIDADE REMANESCENTE DO QUILOMBO DA CAÇANDOCA. (2177-2770) REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES/AS NEGROS/AS
21. ÓLEOS ESSENCIAIS E VEGETAIS NO CONTROLE IN VITRO DE COLLETOTRICHUM GLOEOSPORIOIDES. (1516-0572) REVISTA BRASILEIRA DE PLANTAS MEDICINAIS (IMPRESSO)
22. PHOTODYNAMIC ACTION OF PROTOPORPHYRIN IX DERIVATIVES ON TRICHOPHYTON RUBRUM. (1806-4841) ANAIS BRASILEIROS DE DERMATOLOGIA (ONLINE)
23. POPULATION DYNAMICS AND EVALUATION OF THE PARTIAL SELECTIVE TREATMENT OF CROSSBREED STEERS NATURALLY INFESTED WITH RHIPICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS IN A HERD FROM THE STATE OF MINAS GERAIS IN BRAZIL. (0304-4017) VETERINARY PARASITOLOGY (PRINT)
24. PREVALENCE AND GEOSPATIAL DISTRIBUTION OF BOVINE CYSTICERCOSIS IN THE STATE OF MATO GROSSO, BRAZIL. (0167-5877) PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE (PRINT)
25. PREVALÊNCIA E RESISTÊNCIA A ANTIBIÓTICOS DE (STREPTOCOCCUS EQUI) DA CAVIDADE NASAL DE EQUINOS HÍGIDOS NO MUNICÍPIO DE FERNANDOPÓLIS, SÃO PAULO, BRASIL. (1981-5484) ACTA VETERINARIA BRASILICA
26. PROPOSTA DE NOVA METODOLOGIA DE APOIO PARA INDICAÇÃO RACIONAL DE PROFILAXIA ANTIRRÁBICA HUMANA PÓS-EXPOSIÇÃO. (1415-076X) ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIPAR (IMPRESSO)
27. SPATIAL DISTRIBUTION AND RISK FACTORS FOR TOXOPLASMA GONDII SEROPOSITIVITY IN CATTLE SLAUGHTERED FOR HUMAN CONSUMPTION IN RONDÔNIA, NORTH REGION, BRAZIL. (0304-4017) VETERINARY PARASITOLOGY (PRINT)
28. STORAGE PERIOD AFFECTS WEIGHT LOSS OF JAPANESE QUAIL EGGS. (1806-9061) REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA AVÍCOLA
29. USE OF OZONATED WATER FOR DISINFECTING GASTROINTESTINAL ENDOSCOPES. (0191-9512) OZONE: SCIENCE & ENGINEERING
30. VIABILIDADE AGRONÔMICA DAS CULTURAS DE RÚCULA E DE ALMEIRÃO EM SISTEMA DE CULTIVO SOLTEIRO E CONSORCIADO. (1982-2278) NUCLEUS (ITUVERAVA. ONLINE)
 
BIBLIOGRÁFICA - LIVRO/CAPITULO DE LIVRO
1. CURRÍCULO, CICLOS DE APRENDIZAGEM E INTERDISCIPLINARIDADE: QUESTÕES ATUAIS
2. GESTÃO E CURRÍCULO
 
TÉCNICA - CARTAS, MAPAS OU SIMILARES
1. CARTA GEORREFERENCIADA DE IMAGEM DE SATÉLITE EM 2003
2. CARTA GEORREFERENCIADA DE IMAGEM DE SATÉLITE EM 2007
3. CARTA GEORREFERENCIADA DE IMAGEM DE SATÉLITE EM 2015
4. CARTA GEORREFERENCIADA DE IMAGEM DE SATÉLITE EM 2016
5. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAZENDA SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EM 2003
6. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAZENDA SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EM 2007
7. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAZENDA SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EM 2014
8. USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA FAZENDA SÃO GONÇALO DOS CAMPOS EM 2016
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO
1. SISGALE. SISTEMA DE GERENCIAMENTO AGRÍCOLA DO LODO DE ESGOTO
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
1. BOVINOCULTURA DE LEITE: ASPECTOS MORFOLÓGICOS E CONDIÇÃO CORPORAL DA VACA LEITEIRA.
2. BOVINOCULTURA DE LEITE: BIOSSEGURANÇA E IMPACTO AMBIENTAL.
3. BOVINOCULTURA DE LEITE: MANEJO ADOTADO NAS DIFERENTES CATEGORIAS DE BOVINOS LEITEIROS.
4. BOVINOCULTURA DE LEITE: PRINCIPAIS RAÇAS E CRUZAMENTOS USADOS NA PRODUÇÃO DE LEITE
5. BOVINOCULTURA DE LEITE: SISTEMAS DE CRIAÇÃO NA PECUÁRIA LEITEIRA.
6. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: APICULTURA
7. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: AVICULTURA
8. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: CUNICULTURA
9. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: EQUINOCULTURA
10. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: APICULTURA.
11. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: AVICULTURA.
12. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: CUNICULTURA.
13. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: EQUINOCULTURA.
14. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS MONOGÁSTRICOS NO AGRONEGÓCIO DO BRASIL E DO MUNDO.
15. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: PISCICULTURA.
16. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: RANICULTURA.
17. CRIAÇÃO DE ANIMAIS MONOGÁSTRICOS: SUINOCULTURA.
18. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: PSCICULTURA
19. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: RANICULTURA
20. CRIAÇÃO DE ANIMAIS: SUINOCULTURA
21. GLICÓLISE
22. GUIA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA IDOSOS
23. IMPORTÂNCIA DOS ANIMAIS MONOGÁSTRICOS NO AGRONEGÓCIO DO BRASIL E DO MUNDO
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
1. COPO FILTRANTE DE RESÍDUO DE FIBRAS EM DETERGENTE PARA DETERMINAÇÃO DA FRAÇÃO NITROGENADA
 
TÉCNICA - PATENTE
1. ANÁLISE DE EQUILÍBRIO NEURO-GEOMÉTRICO
2. PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PAINÉIS DE AGLOMERADOS A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR.
 
TÉCNICA - SERVIÇOS TÉCNICOS
1. CONTROLE ESTRATÉGICO DE HELMINTOS PARASITOS DE BOVINOS
2. ESTUDO DE AUTODEPURAÇÃO SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO MARIMBONDO MUNICÍPIO DE JALES - SP (ART N. 92221220161049713)
3. GUIA DO ESTUDANTE: PARECERISTA DO(S) CURSO(S) DE SERVIÇO SOCIAL DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE (GE) 2014. FABIO VOLPE
4. PROCESSO: A - 000041/2016 - G. F. - REQUER CANCELAMENTO DE ART
5. PROCESSO: A - 000069/2016 -R. C. B. - REQUER CANCELAMENTO DE ART
6. PROCESSO: A - 000331/2016 - R. L. DA S. - REQUER CANCELAMENTO DE ART
7. PROCESSO: A - 000501/2015 - A. K. I. - REQUER CANCELAMENTO DE ART
8. PROCESSO: A - 000646/2015 - J. M. F. C. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
9. PROCESSO: A - 000646/2015 V2 - J. M. F. C. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
10. PROCESSO: A - 000646/2015 V3 - J. M. F. C. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
11. PROCESSO: A - 000646/2015 V4 - J. M. F. C. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
12. PROCESSO: A - 000646/2015 V6 - J. M. F. C. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
13. PROCESSO: A - 000658/2015 - E. M. F. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO CAT
14. PROCESSO: A - 000964/1993 V26 - E. D. - REQUER CAT
15. PROCESSO: A - 000976/2009 V11 - C. E. K. - REQUER CAT
 
PRODUÇÃO INTELECTUAL DE 2017
 
BIBLIOGRÁFICA - ARTIGO EM PERIÓDICO
1. A DESVALORIZAÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO. (2237-4779) ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
2. A STUDY OF THE IMPACT OF LAND USE AND OCCUPATION ON BASIN WATER QUALITY THROUGH MULTIVARIATE STATISTICS. (0100-6916) ENGENHARIA AGRÍCOLA (IMPRESSO)
3. A STUDY ON THE MACROSCOPIC MORPHOMETRY OF THE LESION AREA ON DIABETIC ULCERS IN HUMANS TREATED WITH PHOTODYNAMIC THERAPY USING TWO METHODS OF MEASUREMENT. (1557-8550) PHOTOMEDICINE AND LASER SURGERY (ONLINE)
4. ALGAS COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
5. AMINO ACID DIGESTIBILITY OF ANIMAL PROTEIN INGREDIENTS FOR BULLFROGS IN DIFFERENT PHASES OF POST-METAMORPHIC DEVELOPMENT. (1365-2109) AQUACULTURE RESEARCH (ONLINE)
6. APPLICATION OF PHOTOTHERAPY FOR THE HEALING OF THE NAVELS OF NEONATAL DAIRY CALVES. (0268-8921) LASERS IN MEDICAL SCIENCE
7. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS QUE SE ORIENTAM POR REFERENCIAIS FREIREANOS: OUTRO JEITO DE FAZER ESCOLA. (1983-9278) ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE)
8. AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS QUE SE ORIENTAM POR REFERENCIAIS FREIREANOS:OUTRO JEITO DE FAZER ESCOLA. (1517-1949) ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (IMPRESSO)
9. AVALIAÇÃO DAS CONCENTRAÇÕES DE NITROGÊNIO E FÓSFORO NA ÁGUA DO CÓRREGO DA MARRECAS, MUNICÍPIO DE DRACENA - SP. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
10. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE UROCHLOA BRIZANTHA CV. MARANDU ADUBADAS COM SILÍCIO NA APLICAÇÃO DO CALCÁRIO. (1984-428X) REVISTA AGROGEOAMBIENTAL
11. COLIFORMES NO RIO SÃO MANOEL (MG) DURANTE O PERÍODO CHUVOSO. (2179-6858) REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
12. COMUNICAÇÃO, GÊNERO DISCURSIVO E EFICÁCIA TEXTUAL NA PRODUÇÃO ESCRITA. (0103-8338) TEMA (SAO PAULO. 1986)
13. DESCRIPTION OF GROWTH AND BODY COMPOSITION OF FRESHWATER ANGELFISH (PTEROPHYLLUM SCALARE) BY GOMPERTZ MODEL. (1516-3598) REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA
14. DETERMINATION OF DIGESTIBLE LYSINE AND ESTIMATION OF ESSENTIAL AMINO ACID REQUIREMENTS FOR BULLFROGS. (0044-8486) AQUACULTURE (AMSTERDAM)
15. DETERMINING THE DAILY DIGESTIBLE PROTEIN INTAKE FOR NILE TILAPIA AT DIFFERENT GROWTH STAGES. (1678-2305) BOLETIM DO INSTITUTO DE PESCA (ONLINE)
16. DIGESTIBILITY OF NUTRIENTS AND ENERGY IN INGREDIENTS FOR BULLFROGS DURING DIFFERENT PHASES OF DEVELOPMENT. (1353-5773) AQUACULTURE NUTRITION (PRINT)
17. ECOTOXICIDADE DE AGROTÓXICOS PARA ALGAS DE ÁGUA DOCE. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
18. ECOTOXICIDADE DE EFLUENTES PARA ORGANISMOS AQUÁTICOS. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
19. ECOTOXICIDADE E RISCO AMBIENTAL DE FÁRMACOS PARA PEIXES. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
20. EFICÁCIA DE DIFERENTES FORMULAÇÕES DE ACARICIDAS SOBRE LARVAS DE RHIPICEPHALUS SANGUINEUS (LATREILLE, 1806) (ACARI: IXODIDAE) E RHIPICEPHALUS (BOOPHILUS) MICROPLUS (CANESTRINI, 1887) (ACARI: IXODIDAE). (2175-7925) BIOTEMAS
21. ESTREPTOCOCOS BETA-HEMOLÍTICO EN TILAPIAS DEL NILO (OREOCHROMIS NILOTICUS) CULTIVADAS EN SULLANA, PIURA - PERÚ. (0122-0268) MVZ CORDOBA
22. FOSFOGESSO NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE MAMÃO. (0104-1010) CULTURA AGRONOMICA (UNESP. ILHA SOLTEIRA)
23. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NAS ESTRATÉGIAS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UM MUNICÍPIO DO INTERIOR PAULISTA. (2526-9682) REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - ODONTOLOGIA
24. HORMESIS EFFECT OF DICHLOROPHENOXY ACETIC ACID SUB-DOSES AND MEPIQUAT CHLORIDE ON COTTON PLANT. (0100-8358) PLANTA DANINHA (IMPRESSO)
25. INFLAMACIÓN CRÓNICA GRANULOMATOSA EN EL PEZ TELEÓSTEO PIARACTUS MESOPOTAMICUS: MODELO DE ESTUDIO HISTOPATOLÓGICO. (0122-0268) MVZ CORDOBA
26. INFLUENCE OF DEXAMETHASONE AND LEVAMISOLE ON MACROPHAGE RECRUITMENT, GIANT CELL FORMATION AND BLOOD PARAMETERS IN THE TROPICAL FISH PIARACTUS MESOPOTAMICUS. (1516-3725) BIOSCIENCE JOURNAL (UFU. IMPRESSO)
27. IPTU VERDE: ANÁLISE DOUTRINÁRIA E LEGISLATIVA DOS MUNICÍPIOS DE JALES, SANTA FÉ DO SUL E ARAÇATUBA. (1414-512X) MULTITEMAS (UCDB)
28. LONG-TERM ORGANIC SELENIUM SUPPLEMENTATION OVERCOMES THE TRADE-OFF BETWEEN IMMUNE AND ANTIOXIDANT SYSTEMS IN PACU (PIARACTUS MESOPOTAMICUS). (1050-4648) FISH & SHELLFISH IMMUNOLOGY (PRINT)
29. MONITORAMENTO DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO NO CÓRREGO DAS MARRECAS - SP COMO PRINCIPAL PARÂMETRO DE QUALIDADE DA ÁGUA. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
30. MYXOBOLUS SP. AND HENNEGUYA SP. (CNIDARIA: MYXOBOLIDAE) NATURAL CO-INFECTION IN THE KIDNEY OF PIARACTUS MESOPOTAMICUS (CHARACIFORMES: SERRASALMIDAE). (0932-0113) PARASITOLOGY RESEARCH (1987. PRINT)
31. O DIREITO DE APRENDER NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA. (1809-3876) REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP)
32. O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA: ASPECTOS GRAMATICAIS E LINGUÍSTICOS. (1678-7641) TRANSVERSAL (SÃO PAULO)
33. OCORRÊNCIA DE DICLOFENACO E NAPROXENO EM ÁGUA SUPERFICIAL NO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS (MS) E A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA NA DETECÇÃO DESTES ANTI-INFLAMATÓRIOS. (1413-4152) ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
34. PESQUISA DE AGENTES CAUSADORES DA CAMPILOBACTERIOSE E TRICHOMONOSE GENITAL BOVINA EM REPRODUTORES PUROS DE ORIGEM DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. (1315-2556) REVISTA DE LA SOCIEDAD VENEZOLANA DE MICROBIOLOGÍA
35. PROTISTAS CILIADOS E SEU POTENCIAL USO COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
36. QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DO CÓRREGO DAS MARRECAS NO MUNICÍPIO DE DRACENA - SP. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
37. QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS. (1678-6343) CAMINHOS DE GEOGRAFIA (UFU)
38. SEROEPIDEMIOLOGICAL SURVEY OF EQUINE INFECTIOUS ANEMIA IN RONDONIA STATE, BRAZIL. (2175-0106) ARS VETERINÁRIA (ONLINE)
39. SPATIAL AND SEASONAL ANALYSIS OF ANTIMICROBIALS AND TOXICITY TESTS WITH DAPHNIA MAGNA, ON THE SUB-BASIN OF PIRACICABA RIVER, SP, BRAZIL. (2213-3437) JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING
40. TRACE MINERAL REQUIREMENTS FOR GROWTH OF MOXOTÓ GOATS GRAZING IN THE SEMIARID REGION OF BRAZIL. (1516-3598) REVISTA BRASILEIRA DE ZOOTECNIA
41. TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO CONTENDO MICROPOLUENTES NO BRASIL: REVISÃO. (2236-9171) BIOENERGIA EM REVISTA: DIÁLOGOS
42. USE OF PHOTODYNAMIC THERAPY IN THE TREATMENT OF BOVINE SUBCLINICAL MASTITIS. (1572-1000) PHOTODIAGNOSIS AND PHOTODYNAMIC THERAPY (PRINT)
 
BIBLIOGRÁFICA - LIVRO/CAPITULO DE LIVRO
1. ANAIS DO FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
2. ANAIS DO FÓRUM ONLINE DE EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
3. AS ESTAÇÕES DE UMA ARTISTA
4. EXTRAÇÃO E PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS
5. LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ARTES: PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA ESCOLA
6. MEIO AMBIENTE: GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
7. MEIO AMBIENTE: GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
8. MORPHOMETRIC GROWTH CHARACTERISTICS AND BODY COMPOSITION OF FISH AND AMPHIBIANS
9. NITROGEN DYNAMIC IN AGRICULTURAL SOILS AMENDED WITH SEWAGE SLUDGE
10. PESQUE-PAGUE: PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ATIVIDADE
11. PREFÁCIO A 'SOB A ÉGIDE DA VAIDADE E DA ARTE'
12. QUALIDADE FÍSICA DE SOLO DEGRADADO EM RECUPERAÇÃO
13. RECURSOS HÍDRICOS: GESTÃO E SUSTENTABILIDADE
 
TÉCNICA - CARTAS, MAPAS OU SIMILARES
1. MAPA DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DA FAZENDA JAGORÁ
2. MAPA DOS PONTOS DE DESCARTE IRREGULAR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE FERNANDÓPOLIS - SP
3. MAPA DOS PONTOS DE RISCO DE INUNDAÇÃO DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS - SP
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
1. CATÁLOGO DE IDENTIFICAÇÃO SEGUNDO A BASE DE DADOS I3N BRASIL DE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS, ENCONTRADAS EM VOTUPORANGA/SP
2. GUIA DE ARBORIZAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS
3. GUIA DE COLETA SELETIVA PARA UNIVERSIDADES
4. GUIA DE PODA DE FERNANDÓPOLIS
5. GUIA EDUCACIONAL E DE ORIENTAÇÃO À PESSOA COM ESTOMA INTESTINAL
6. GUIA EDUCACIONAL E DE ORIENTAÇÃO À PESSOA COM ESTOMA URINÁRIO
7. O QUE SÃO ZOONOSES?
8. ROTEIRO EXPERIMENTAL PARA USO DE MAQUETE DE BACIA HIDROGRÁFICA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA ASSOCIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
9. UNIVERSIDADE SUSTENTÁVEL
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
1. CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO 2017
 
TÉCNICA - PATENTE
1. MAQUETE DE BACIA HIDROGRÁFICA APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA ASSOCIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
 
TÉCNICA - SERVIÇOS TÉCNICOS
1. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AMBIENTAL
2. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AMBIENTAL - RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E MANUTENÇÃO AO PLANTIO
3. CONSULTORA AMBIENTAL: PROJETOS DE LICENCIAMENTOS
4. CONSULTORIA TÉCNICA AMBIENTAL ESPECIALIZADA - RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - PLANTIO COMPENSATÓRIO.
5. CONSULTÓRIA TÉCNICA AO FRIGORÍFICO MUNICIPAL FABIANA MORIS
6. CONSULTÓRIA TÉCNICA AO 'RANÁRIO RANAMAT'
7. CONTROLE QUÍMICO E EFEITO DE HORMESE EM PLANTAS
8. DEMARCAÇÃO DO PERÍMETRO DE PROPRIEDADE
9. DIRETIVA MUNICÍPIO VERDE AZUL AU2: CADASTRO E/OU INVENTÁRIO E CONSEQUENTE DIAGNÓSTICO DAS ÁRVORES DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS
10. DIRETIVA MUNICÍPIO VERDE AZUL EEA8: CONSTRUÇÃO DE BANCO DE DADOS AMBIENTAIS EM SIGWEB PARA O MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS - SP
11. DIRETIVA MUNICÍPIO VERDE AZUL GA6: PROGRAMA DE MAPEAMENTO E RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS - SP
12. DIRETIVA MUNICÍPIO VERDE AZUL GA8: COBERTURA VEGETAL NO PERÍMETRO URBANO DE FERNANDÓPOLIS - SP
13. ELABORAÇÃO PROVA PROFICIÊNCIA P/ SELEÇÃO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
14. ESTUDO HIDROLÓGICO E DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE TRAVESSIA AÉREA (ART N. 28027230172318760)
15. FORTALECIMENTO DE VINCULOS_OFICINAS DE FAMÍLIAS PROGRAMA-PAIF
16. ORIENTAÇÃO PARA O CUMPRIMENTO DA SENTENÇA JUDICIAL
17. PARECER PARA A REVISTA ARREDIA - UFGD - ARTIGO 5950
18. PARECER PARA O LIVRO 'LITERATURA, LEITURA E ESCRITA: INTERFACES'
19. PARECER REVISTA ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (UNB)
20. PARECERES P/ DISPENSA DA PROVA DE PROFICIÊNCIA DO MESTRADO EM C. AMBIENTAIS
21. PARECERISTA DA EDITORA ANAP
22. PARECERISTA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO XI ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - XI ENCIVI
23. PARECERISTA DO CURSO DE DIREITO DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE
24. PARTICIPOU DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO V SIMPÓSIO NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADE
25. PLANO MUNICIPAL DE CONTROLE DE EROSÃO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS - SP
26. PLANO MUNICIPAL DE MATA ATLÂNTICA DE FERNANDÓPOLIS - SP
27. PROBEX/2017 DA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL.
28. PROCESSO: A-000508/2017 - K. M. DE A. - REQUER CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO - CAT
29. PROCESSO: C - 000116/2002 V3 ETE PAULO GUERREIRO FRANCO - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA
30. PROCESSO: C - 000234/2003 V2 - ETE DR. ANTONIO EUFRÁSIO DE TOLEDO - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM FLORESTAS
31. PROCESSO: C - 000361/2013 FS - FAESB - ATRIBUIÇÕES: CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
32. PROCESSO: C - 000674/2009 V2 - IBRAP - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM PAISAGISMO
33. PROCESSO: C - 000841/2012 CO - FATEC - SHUNJI NISHIMURA - ATRIBUIÇÕES: TECNÓLOGO EM MECANIZAÇÃO EM AGRICULTURA DE PRECISÃO
34. PROCESSO: C - 000860/2013 - IFSP CARAGUATATUBA - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM AGRICULTURA
35. PROCESSO: C - 001092/2016 FS - SENAC - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM PAISAGISMO
36. PROCESSO: C - 001092/2016 ORIGINAL - SENAC LAPA TITO - ATRIBUIÇÕES TÉCNICO EM PAISAGISMO
37. PROCESSO: C - 534/2015 - ETEC ORLANDO GUAGLIATO - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM PISCICULTURA
38. PROCESSO: C - 613/2007 - DS - ETE MARTINHO DI CIERO - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO DE GESTÃO DA EMPRESA RURAL
39. PROCESSO: C - 642/2009 - ETE DR. DEMÉTRIO AZEVEDO JR. - ATRIBUIÇÕES: TÉCNICO EM INDUSTRIAL MADEIREIRO
40. PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA REMOÇÃO DE VEGETAÇÃO NATIVA / CORTE DE ÁRVORES ISOLADAS
41. PROCESSO: F - 002715/2016 - M.T. DE P. LTDA. ME - ASSUNTO: REQUER REGISTRO
42. PROCESSO: F- 001492/2017 - A. IMPORT. E EXPORT. LTDA - REQUER REGISTRO
43. PROCESSO: PR - 0090/2016 - A. G. - INTERRUPÇÃO DE REGISTRO
44. PROCESSO: PR - 0094/2016 - A. R. O. - INTERRUPÇÃO DE REGISTRO
45. PROCESSO: PR - 012012/2016 - C.G.S - REVISÃO DE ATRIBUIÇÕES
46. PROCESSO: PR - 012110/2016 - J.F.DOS R. FILHO - REVISÃO DE ATRIBUIÇÕES
47. PROCESSO: PR - 012130/2016 - B.C.C. - REVISÃO DE ATRIBUIÇÕES
48. PROCESSO: PR 008431/2017 - F. R. R. - REVISÃO DE ATRIBUIÇÕES
49. PROCESSO: PR-000603/2015 - R.M. - ASSUNTO: ANOTAÇÃO EM CARTEIRA - CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR
50. PROCESSO: SF-001902/2016 - M. G. DA S. - ANÁLISE PRELIMINAR DE DENÚNCIA
51. PROCESSO: SF-003020/2016 - C. PART. E EMP. IMOB. E AGROP. LTDA - INFRAÇÃO À ALÍNEA E DO ARTIGO 6º DA LEI 5.194/66 - ANÁLISE PRELIMINAR DE DENÚNCIA
52. PROJETO DE RECUPERAÇÃO/COMPENSAÇÃO AMBIENTAL
53. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA APLICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA BIBLIOTECA CENTRAL SANTA MÔNICA DA UFU/MG
54. RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - RELATÓRIO TÉCNICO DE PLANTIO
55. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO TÉCNICA DE PROJETO: PROPOSTA TÉCNICO-COMERCIAL, PROJETO DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA -2011 E SISTEMA DE BOMBEAMENTO - REPRESA AO RESERVATÓRIO' (DOC.04/06/PROCESSO DIGITAL Nº 1112654-16.2014.8.26.0100)
56. RELATÓRIO TÉCNICO - CUMPRIMENTO DA SENTENÇA JUDICIAL
57. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS
58. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS
59. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS
60. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS
61. 1º. RELATÓRIO TÉCNICO DE ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO
62. 1O. RELATÓRIO TÉCNICO DE ACOMPANHAMENTO PERIÓDICO
 
PRODUÇÃO INTELECTUAL DE 2018
 
BIBLIOGRÁFICA - ARTIGO EM PERIÓDICO
1. A IDENTIDADE QUILOMBOLA: TERRITORIALIDADE ÉTNICA E PROTEÇÃO JURÍDICA. (2317-8558) CADERNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - PPGDIR./UFRGS
2. A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS COMO GARANTIA DA EFETIVIDADE DO DIREITO HUMANO À ÁGUA POTÁVEL. (2183-539X) REVISTA JURÍDICA LUSO BRASILEIRA
3. A PRÁXIS PEDAGÓGICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO NACIONAL/TO. (1981-1764) REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (ONLINE)
4. ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE AGROPECUÁRIA DO MUNICÍPIO DE GURINHATÃ-MG. (0100-8501) PESQUISA AGROPECUÁRIA PERNAMBUCANA
5. ANÁLISE MORFOMÉTRICA E DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO RESERVA NO TRIÂNGULO MINEIRO. (1982-7679) REVISTA BRASILEIRA DE AGRICULTURA IRRIGADA
6. ANALYSIS OF LASER THERAPY EFFECTS IN SPOROTHRIX SCHENCKII INACTIVATION IN VIVO. (2446-4740) RESEARCH ON BIOMEDICAL ENGINEERING
7. ANTIPARASITIC EFFICACY OF FIPRONIL IN WISTAR RATS NATURALLY INFESTED BY POLYPLAX SPINULOSA (BURMEISTER, 1839). (2175-0106) ARS VETERINÁRIA (ONLINE)
8. AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA BIBIOTECA CENTRAL SANTA MONICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA/MG. (1678-765X) REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
9. AVALIAÇÃO DE INDICADORES DE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA EM SOLOS TRATADOS COM ESTERCO DE AVES. (1315-2556) REVISTA DE LA SOCIEDAD VENEZOLANA DE MICROBIOLOGÍA
10. AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DAS PRAÇAS DO QUADRANTE SUDESTE DE VOTUPORANGA - SP. (2318-8472) REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES
11. AVERMECTIN TOXICITY IN BOVINES LESS THAN THIRTY DAYS OLD. (0034-5288) RESEARCH IN VETERINARY SCIENCE
12. BENTHIC FISH BLOOD AS A BIOMARKER FOR RECENT EXPOSURE TO MERCURY. (0213-8409) LIMNÉTICA (MADRID)
13. CAT EPIDIDYMAL SEMEN CRYOPRESERVED WITH AND WITHOUT VITAMIN E: EFFECT ON SPERM PARAMETERS AND LIPID PEROXIDATION. (1984-3143) ANIMAL REPRODUCTION
14. CHANGES IN THE STRUCTURE OF THE PHYTOPLANKTON COMMUNITY IN A NILE TILAPIA FISHPOND. (2179-975X) ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE)
15. DEGLACIATION AND REAL PRICE OF TILAPIA FILLETS COMMERCIALIZED IN SÃO CARLOS CITY, SP. (2175-0106) ARS VETERINÁRIA (ONLINE)
16. DENSIDADE DEMOGRÁFICA E RENDA PER CAPITA: INDICADORES SOCIAIS QUE INFLUENCIAM NOS CASOS DE DENGUE EM UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA. (2526-5628) REVISTA FUNEC CIENTÍFICA
17. DETECÇÃO DE COLIFORMES EM AREIAS DE PRAIAS DE CARAGUATATUBA (SP). (1981-9951) RAMA : REVISTA EM AGRONEGÓCIO E MEIO AMBIENTE
18. DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO BANHADO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP. (2318-8472) REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES
19. ECOTOXICIDADE DE AGROTÓXICOS PARA MACRÓFITAS AQUÁTICAS. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
20. EFEITO DE EXTRATOS VEGETAIS AQUOSOS SOBRE A GERMINAÇÃO DE PLANTAS DANINHAS. (2317-2606) ENCICLOPEDIA BIOSFERA
21. EFEITOS DE CIANOBACTÉRIAS TÓXICAS EM AMBIENTES AQUÁTICOS. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
22. EFEITOS ECOTOXICOLÓGICOS DE METAIS AOS ORGANISMOS AQUÁTICOS. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
23. EFFICACY OF BENZOCAINE, EUGENOL AND MENTHOL AS ANESTHETICS FOR FRESHWATER ANGELFISH ( PTEROPHYLLUM SCALARE ). (0899-7659) JOURNAL OF AQUATIC ANIMAL HEALTH
24. EIMERIA SPECIES IN DAIRY AND BEEF CATTLE OF DIFFERENT AGES IN GOIÁS STATE, BRAZIL. (0103-846X) REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA (IMPRESSO)
25. ESTEATOSE HEPÁTICA ALTERA ACÚMULO CELULAR EM TILÁPIAS DO NILO DURANTE AEROCISTITE INFECCIOSA. (0100-736X) PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA
26. ESTUDO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM SÃO FRANCISCO DE SALES/MG. (2237-4779) ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
27. EVALUATION OF COMMERCIAL CELLULOLYTIC ENZYMES FOR SUGARCANE BAGASSE HYDROLYSIS. (0576-9787) CELLULOSE CHEMISTRY AND TECHNOLOGY
28. HELMINTH INFECTIONS IN CHICKENS ( GALLUS DOMESTICUS ) RAISED IN DIFFERENT PRODUCTION SYSTEMS IN BRAZIL. (2405-9390) VETERINARY PARASITOLOGY: REGIONAL STUDIES AND REPORTS
29. IDENTIFICAÇÃO DA MICROBIOTA GENGIVAL DE CÃES APARENTEMENTE HÍGIDOS. (1982-2278) NUCLEUS (ITUVERAVA. ONLINE)
30. IDENTIFICATION OF THE MICROBIOTA GINGIVAL OF APPARENTLY HEALTHY DOGS. (1678-6602) NUCLEUS (ITUVERAVA. IMPRESSO)
31. IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS, CULTURAIS E AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DE MORADORES E TURISTAS DE UBATUBA-SP. (2318-8472) REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES
32. IN VITRO INACTIVATION OF PATHOGENIC BACTERIA BY THE USE OF OZONE IN DIFFERENT EXPOSURE TIMES. (0375-0760) REVISTA CUBANA DE MEDICINA TROPICAL (IMPRESA)
33. IN VITRO TOXICITY OF CYPERMETHRIN AND DELTAMETHRIN ON THE CATTLE TICK RHIPICEPHALUS MICROPLUS. (2175-0106) ARS VETERINÁRIA (ONLINE)
34. IN VIVO EFFECT OF DIFLUBENZURON, ADMINISTERED VIA MINERAL SALT SUPPLEMENTATION, AGAINST HAEMATOBIA IRRITANS AND RHIPICEPHALUS MICROPLUS PARASITIZING CATTLE. (0103-846X) REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA (IMPRESSO)
35. INDUCED AEROCYSTITIS AND HEMATO-IMMUNOLOGICAL PARAMETERS IN NILE TILAPIA FED SUPPLEMENTED DIET WITH ESSENTIAL OIL OF LIPPIA ALBA. (1413-9596) BRAZILIAN JOURNAL OF VETERINARY RESEARCH AND ANIMAL SCIENCE (PRINT)
36. INFECTIOUS SOLID WASTE MANAGEMENT IN A HOSPITAL UNIT. (1678-6602) NUCLEUS (ITUVERAVA. IMPRESSO)
37. INFLUÊNCIA DA INOCULAÇÃO COM BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS DE MILHO. (2179-6858) REVISTA IBERO-AMERICANA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
38. INOCULATION WITH AZOSPIRILLUM BRASILENSE AND SEED TREATMENT ON IRRIGATED WHEATIN THE NORTH WEST OF SÃOPAULO STATE. (1678-6602) NUCLEUS (ITUVERAVA. IMPRESSO)
39. INSULIN FAVORS ACUTE INFLAMMATORY REACTION IN ALLOXAN-DIABETIC TILAPIA DURING INFECTIOUS AEROCYSTITIS. (0100-736X) PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA
40. INTERFERENCE OF MOON PHASES IN THE DEVELOPMENT OF RUBBER TREE GRAFTS. (1678-6602) NUCLEUS (ITUVERAVA. IMPRESSO)
41. MOBILIDADE URBANA - OS DESAFIOS DE TORNAR ACESSÍVEL CIDADES CONSOLIDADAS. (1678-7641) TRANSVERSAL (SÃO PAULO)
42. NATUREZA E IDENTIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA: UM ENSAIO DE ECOCRÍTICA. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
43. NÍVEL DE CONHECIMENTO DE TUTORES DE CAES E GATOS SOBRE ZOONOSES. (0124-0064) REVISTA DE SALUD PUBLICA
44. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: SENSO COMUM E LINGUÍSTICA. (1678-7641) TRANSVERSAL (SÃO PAULO)
45. OCORRÊNCIA DE DERMATÓFITOS EM TEGUMENTO DE BOVINOS E OVINOS HÍGIDOS. (1982-1131) ARQUIVOS DE CIÊNCIAS VETERINÁRIAS E ZOOLOGIA DA UNIPAR
46. OS DIREITOS HUMANOS EM FELIZ ANO NOVO, DE RUBEM FONSECA: TENSÕES E RUPTURAS. (2358-9140) REVISTA ACADÊMICA DA FACULDADE FERNÃO DIAS
47. PEIXES COMO BIOINDICADORES DE AGROTÓXICOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS. (1984-3240) REVISTA CIENTÍFICA ANAP BRASIL
48. PHYSIOLOGICAL POTENTIAL OF JENIPAPO SEEDS STORED IN DIFFERENT PACKAGES. (1981-3163) BIOSCIENCE JOURNAL (ONLINE)
49. POLYCYSTIC OVARY SYNDROME IN NILE TILAPIA, IOREOCHROMIS NILOTICUS. (2175-0106) ARS VETERINÁRIA (ONLINE)
50. PRATICAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. (1980-0827) FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA
51. PREVALENCE OF BOVINE FASCIOLIASIS, AREAS AT RISK AND ENSUING LOSSES IN THE STATE OF GOIÁS, BRAZIL. (0103-846X) REVISTA BRASILEIRA DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA (IMPRESSO)
52. PROJETO ESTRATÉGICO DE OCUPAÇÃO DO FUNDO DE VALE DO CÓRREGO DA ALDEIA NO PERÍMETRO URBANO DE FERNANDÓPOLIS/SP. (2175-3369) URBE. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO URBANA
53. RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS. (1414-512X) MULTITEMAS (UCDB)
54. SIMULAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DO APORTE DE SEDIMENTOS EM BACIA AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS (SP). (1413-4152) ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
55. SURTOS CONSECUTIVOS OCASIONADOS POR EIMERIA ZUERNII EM BEZERROS DE CORTE DE UMA PROPRIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. (1678-5150) PESQUISA VETERINÁRIA BRASILEIRA (ONLINE)
56. SUSTAINABILITY EVALUATION AT THE SANTA MÔNICA CENTRAL LIBRARY OF FEDERAL UNIVERSITY OF UBERLÂNDIA/MG. (1678-765X) REVISTA DIGITAL DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
57. TEN YEARS OF APPLICATION OF SEWAGE SLUDGE ON TROPICAL SOIL. A BALANCE SHEET ON AGRICULTURAL CROPS AND ENVIRONMENTAL QUALITY. (0048-9697) SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT
58. THE EFFICIENCY OF FREE-FLOATING AND EMERGENT AQUATIC MACROPHYTES IN CONSTRUCTED WETLANDS FOR THE TREATMENT OF A FISHPOND EFFLUENT. (1365-2109) AQUACULTURE RESEARCH (ONLINE)
59. TURISMO SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS. (2318-8472) REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES
60. USE OF PHOTODYNAMIC INACTIVATION FOR IN VITRO REDUCTION OF PREVALENT BACTERIA IN FOURNIER?S GANGRENE. (1677-6119) INTERNATIONAL BRAZ J UROL (ONLINE)
61. UTILIZAÇÃO DE GÁS OZÔNIO NA DESINFECÇÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÍOS DE ASÚDE. (2238-832X) REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM SAÚDE
62. VALIDATION OF IGY FOR THE DIAGNOSIS OF STREPTOCOCCUS AGALACTIAE -CAUSED ENDOCARDITIS AND BACTERIAL MENINGITIS IN NILE TILAPIA ( OREOCHROMIS NILOTICUS ). (1050-4648) FISH & SHELLFISH IMMUNOLOGY (PRINT)
63. VINASSE DEGRADATION USING PLEUROTUS SAJOR-CAJU IN A COMBINED BIOLOGICAL - ELECTROCHEMICAL OXIDATION TREATMENT. (1383-5866) SEPARATION AND PURIFICATION TECHNOLOGY (PRINT)
64. VITRIFICATION OF CAT OVARIAN TISSUE: DOES FRAGMENT SIZE MATTERS?. (0936-6768) REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS (1990)
65. WETLANDS: UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES. (2318-8472) REVISTA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE CIDADES
 
BIBLIOGRÁFICA - LIVRO/CAPITULO DE LIVRO
1. A BACTÉRIA AZOSPIRILLUM BRASILENSE, UMA ALTERNATIVA ECOLOGICAMENTE CORRETA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL PARA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA BRASILEIRA.
2. A COMUNICAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO EM GERAL.
3. A REDAÇÃO NO ENEM: BREVES APONTAMENTOS.
4. ALGAS COMO BIOINDICADORES DE QUALIDADE DE ÁGUA EM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL.
5. ANAIS DO FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA.
6. ANÁLISE AMBIENTAL: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS RECURSOS HÍDRICOS.
7. ANÁLISE AMBIENTAL: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR APLICADA AOS RECURSOS HÍDRICOS.
8. BACIAS HIDROGRÁFICAS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES.
9. CIÊNCIA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA: COLETÂNEA DE PUBLICAÇÕES.
10. CIÊNCIAS AMBIENTAIS: UM OLHAR PLURAL.
11. COLETA, TRANSPORTE, TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO FINAL DO ESGOTO URBANO.
12. CRISE HÍDRICA: ALTERNATIVAS PARA OTIMIZAÇÃO DO USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA.
13. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: PROPOSTA PARA CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES.
14. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS ATUAIS.
15. EFEITOS DO DESEQUILÍBRIO NOS ECOSSISTEMAS URBANOS SOBRE A SAÚDE PÚBLICA.
16. FIGURAÇÕES DO MEIO AMBIENTE NA LITERATURA BRASILEIRA: UMA VISÃO PANORÂMICA.
17. IMPORTANCE OF OPTIMUM WATER QUALITY INDICES IN SUCCESSFUL FROG CULTURE PRACTICES.
18. LEGISLAÇÃO AMBIENTAL FEDERAL NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA NO BRASIL.
19. LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS À LUZ DE UMA ABORDAGEM DISCURSIVA.
20. LETRAMENTO AMBIENTAL.
21. MANEJO DE PASTAGENS COM VISTAS À REDUÇÃO DA EMISSÃO DE CARBONO.
22. MATÉRIA ORGÂNICA NA RECUPERAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS COM METAIS PESADOS.
23. MODELOS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL.
24. MONITORAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS.
25. MULTI-ANALYTICAL INTERACTIONS IN SUPPORT OF SUGARCANE AGROECOSYSTEMS SUSTAINABILITY IN TROPICAL SOILS.
26. NA FESTA DE SÃO LOURENÇO: A RETÓRICA JESUÍTICA DO PADRE ANCHIETA.
27. O ABOLICIONISMO PENAL DE LOUK HULSMAN COMO INSTRUMENTO DE GARANTIA DA PAZ.
28. PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE DOENÇAS.
29. PRESENÇA DE FÁRMACOS EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO, PERSISTÊNCIA EM EFLUENTES E TÉCNICAS DE REMOÇÃO.
30. PROPOSTA METODOLÓGICA DE AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS.
31. RESÍDUOS SÓLIDOS NA PRAIA MARTIM DE SÁ, CARAGUATATUBA/SP? POTENCIAIS POLUIDORES DA AREIA E DA ÁGUA.
32. RESPONSABILIDADE PENAL DA PESSOA JURÍDICA.
33. SANEAMENTO E O AMBIENTE.
 
TÉCNICA – DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES
1. COW MILK COST.
2. ORIENTAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM INSTALAÇÕES DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO.
3. SISTEMA DE PREVISÃO DE EPIDEMIAS DE DENGUE COM BASE NO CLIMA - SISPED.
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
1. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: UMA PROPOSTA DE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2. MANEJO DA ÁGUA NA AGRICULTURA IRRIGADA. BOLETIM TÉCNICO N. 2 - SERIE RECURSOS HÍDRICOS. JABOTICABAL: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 40P.
3. O LAGO DO AMOR, CAMPO GRANDE - MS.
 
TÉCNICA - DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
1. CALENDÁRIO DE MANEJOS SANITÁRIO, REPRODUTIVO E ZOOTÉCNICO 2018
 
TÉCNICA - PATENTE
1. SISTEMA DE PREVISÃO DE EPIDEMIAS DE DENGUE COM BASE NO CLIMA - SISPED
 
TÉCNICA - SERVIÇOS TÉCNICOS
1. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AMBIENTAL.
2. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AMBIENTAL - RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E MANUTENÇÃO AO PLANTIO.
3. ASSISTÊNCIA TÉCNICA AMBIENTAL JUDICIAL.
4. ATUALIZAÇÃO TÉCNICA E CAPACITAÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA - CRAS/CREAS/CONSELHOS.
5. CONSULTÓRIA TÉCNICA AO 'RANÁRIO RANAMAT'.
6. ESTUDO DE ALTERNATIVAS E VIABILIDADE DE IMPERMEABILIZAÇÃO / ADEQUAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GEOLÓGICAS DO PÁTIO DE COMPOSTAGEM.
7. FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS FAMILIARES-PAIF.
8. GESTÃO DE RESÍDUOS - ESTAÇÃO DE RECICLAGEM DO GRUPO PÃO DE AÇUCAR (GPA) E COOPERATIVA DE MATERIAIS RECICLADOS (COOPERLAGOS).
9. GUIA DO ESTUDANTE - EDITORA ABRIL.
10. LAUDO PERICIAL CRÍTICO.
11. PROJETO, IMPLANTAÇÃO E OPERAÇÃO DE ATERRO E ÁREA DE TRIAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL CLASSE A E DE RESÍDUOS INERTES (ART N. 28027230180451081).
12. READEQUAÇÃO DE PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL - RESERVA LEGAL.
13. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (ALO ENTULHO) - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS.
14. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (ETAGLI AMBIENTAL) - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS.
15. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (LP COLETA DE RESÍDUOS) - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS.
16. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (MEJAN & MEJAN) - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS.
17. SERVIÇOS ESPECIALIZADOS (WISEWASTE GESTÃO AMBIENTAL LTDA - BOOMERA) - ENGENHARIA, CONSULTORIA E ASSESSORIA EM MEIO AMBIENTE, GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENTRE OUTROS CORRELATOS.
18. TERMOS DE COMPROMISSO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E DE RESPONSABILIDADE DE PRESERVAÇÃO DE RESERVA LEGAL.
19. 2º PROJETO DE REVISÃO ABNT NBR 6023 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - REFERÊNCIAS.
Projeto de Pesquisa Linha de Pesquisa Área de Concentração Natureza do Projeto
A AGRONOMIA E O MANEJO FITOTÉCNICO DE CULTURAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A COMUNICAÇÃO DO PODER PÚBLICO COM A POPULAÇÃO SOBRE AS SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A CONSTRUÇÃO CIVIL E A ECONOMIA VERDE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE CARAGUATATUBA/SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AMAPÁ GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DOS CURSOS TÉCNICOS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A INCIDÊNCIA DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA-SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A INCIDÊNCIA DE ACIDENTES COM ESCORPIÃO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA-SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A LOGÍSTICA REVERSA DO PLÁSTICO E SEU IMPACTO NO MEIO AMBIENTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A POLÊMICA DO CAMPO DE GOLFE E A OLIMPÍADA DO RIO JANEIRO: UM ESTUDO DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A RESPONSABILIDADE CIVIL NOS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS CONSTRUÇÕES DE ESTRADAS DE RODAGEM NA MACRORREGIÃO DE FERNANDÓPOLIS - SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
A TUTELA JURISDICIONAL DOS CRIMES AMBIENTAIS OCORRIDOS NA COMARCA DE RUBIATABA - GO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ABNER ULISSES BUENO DA SILVA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ADENSAMENTO POPULACIONAL NA CIDADE DE SÃO PAULO AO LONGO DO TEMPO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS HABITANTES SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ADEQUAÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITOS IMPRESSOS E PRODUTOS ELETROELETRÔNICOS PARA O ATENDIMENTO A DIRETIVA AMBIENTAL EUROPÉIA RoHs GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AGRESSÕES AO MEIO AMBIENTE: TIPOS, CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS E A RESPONSABILIDADE CIVIL DO AGENTE AGRESSOR GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AMEAÇA À BIODIVERSIDADE POR MEIO DA CONTAMINAÇÃO BIOLÓGICA: UM LEVANTAMENTO DA VEGETAÇÃO DAS ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE DE VOTUPORANGA/SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DA ATIVIDADE DE PODA E SEUS EFEITOS NAS CONDIÇÕES FÍSICO-AMBIENTAIS EM CARAGUATATUBA - SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO PARA A DISPOSIÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SOLÍDOS EM REGIME DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DOS MUNICÍPIOS DE PORTO NACIONAL E PALMAS – ESTUDO DE CASO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DO CONFLITO NAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE ILHA SOLTEIRA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS DO CADASTRO AMBIENTAL RURAL EM PROPRIEDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE – SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS FRENTE À AUSÊNCIA DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS: propostas metodológica para diagnósticos em municípios de pequeno ou médio porte SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ANÁLISE DOS IMPACTOS URBANÍSTICO E AMBIENTAIS CAUSADOS PELA IMPLANTAÇÃO DO TRECHO LESTE DO RODOANEL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
APLICAÇÃO DO OZÔNIO NA DESINFECÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA USO EM EDIFICAÇÕES PÚBLICAS NA CIDADE DE CARAGUATATUBA/SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ARBORIZAÇÃO URBANA E O PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ASPÉCTOS ECONÔMICOS E SOCIOAMBINTAIS DA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO MACAPÁ E SANTANA: VINTE ANOS APÓS SUA IMPLANTAÇÃO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ALTINÓPOLIS: UMA PROPOSTA DE PLANO DE COMUNICAÇÃO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTÊNCIA À SAÚDE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR MICRO-ORGANISMOS POTENCIALMENTE PATOGÊNICOS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO MICROBIANA DE AMBIENTES DE PRAIA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE HANSENÍASE NAS UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE DE GUARAÍ – TO. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO E SANEAMENTO BÁSICO DA COMUNIDADE DE ILHA SOLTEIRA – SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE AS IMPLICANCIAS DA SEPSE NA SAÚDE PUBLICA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE INUNDAÇÃO E FOGO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Copernicia alba Morong ex Morong & Britton. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
AVALIAÇÃO IN VITRO DO CONTROLE DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS POR MEIO DE EXTRATO VEGETAIS E ÓLEO ESSENCIAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
BIBLIOTECA SUSTENTAVEL NA UNIVERSIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
BIOSSEGURANÇA NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL VETERINÁRIO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA EM SUA COMPOSIÇÃO E QUALIDADE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
COMERCIALIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E RITUALISTICA: UM ESTUDO ETNOBOTÂNICO NAS FEIRAS LIVRES DE MACAPÁ/AP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAIS APLICADAS AO ECOTURISMO NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE SANTA RITA DO ARAGUAIA - GO, SOBRE O DESCARTE DE MEDICAMENTOS E SEU IMPACTO AMBIENTAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
CRISE HÍDRICA NA CIDADE DE SÃO PAULO DE 2008 A 2018: SAZONALIDADE CLIMÁTICA E USO DOS RECURSOS NATURAIS E GESTÃO PÚBLICA: OLHAR SOBRE A REPRESA DE GUARAPIRANGA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL: EVOLUÇÃO E INDICADORES GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DESCARTE DE LIXO NA PRAIA MARTIM DE SÁ E OS IMPACTOS AMBIENTAIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DESENVOLVIMENTO DE MADEIRA A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL PARA MONITORAMENTO ENERGÉTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO NACIONAL SUSTENTÁVEL NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DIAGNÓSTICO DA QUALIDADE DA ÁGUA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO TURVO GRANDE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DIAGNÓSTICO URBANO DA INFRAESTRUTURA DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL - TO: SUBSÍDIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
DIÁLOGO ENTRE SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE MACAPÁ/AP. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ECOGENO?MICA DO SOLO APLICADA A? SUSTENTABILIDADE AGROAMBIENTAL: UMA ANA?LISE BASEADA EM SISTEMA MODELO DE PRODUC?A?O DE CANA-DE-AC?U?CAR GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ECONOMIA CIRCULAR: ANÁLISE E APLICABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DOS STAKEHOLDERS. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO SOBRE A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BAIRRO RURAL DA SANTA LOURDES NO MUNICÍPIO DE AURIFLAMA/SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TERCEIRA IDADE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CONTEXTO EDUCACIONAL DO AMAPÁ GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
EFICÁCIA DO OZONIO E PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE Acinetobacter baumannii SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA APLICADA EM ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL COM O REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO DE LEUCOTRIENOS CISTEÍNICOS SOBRE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA AGUDA EM TILÁPIAS DO NILO, TRATADAS COM ZAFIRLUCASTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDO DA PARTICIPAÇÃO DE LEUCOTRIENOS SOBRE A RESPOSTA INFLAMATÓRIA CRÔNICA TIPO CORPO ESTRANHO EM TILÁPIAS DO NILO, TRATADAS COM ZAFIRLUCASTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDO DE EFICÁCIA TERAPÊUTICA, SEGURANÇA CLÍNICA, RESIDUAL NOS TECIDOS E ECOTOXICOLÓGICA DO ANTIBIÓTICO AMOXICILINA, ADMINISTRADO VIA ORAL, PARA O TRATAMENTO DE Streptococcus agalactiae EM TILÁPIAS DO NILO, Oreochromis niloticus. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDO DE EFICÁCIA TERAPÊUTICA, SEGURANÇA CLÍNICA, RESIDUAL NOS TECIDOS E ECOTOXICOLÓGICA DO ANTIBIÓTICO AMOXICILINA PARA O TRATAMENTO DE Streptococcus agalactiae EM TILÁPIAS, Oreochromis niloticus GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDO DE INIBIÇÃO DA 5-LIPOXIGENASE NA RESPOSTA INFLAMATÓRIA AGUDA EM TILÁPIAS DO NILO, TRATADAS COM ZILEUTON GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDO PARA INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM ELEMENTO PERMEÁVEL INTERTRAVADO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ESTUDOS AVANÇADOS EM CLIMA URBANO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GANHOS COM A LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS SÓLIDOS, FOMENTANDO CRESCIMENTO E FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES NO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DE SALES/MG - UM ESTUDO DE CASO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DAS UBS E ESF DO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA-SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GERENCIAMENTO E DESTINAÇÃO DE FÁRMACOS: INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONDUTA DE TUTORES DE ANIMAIS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL VETERINÁRIO DE FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL NA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GESTÃO DOS INSUMOS EM UM CLUBE ESPORTIVO, REDUZINDO O IMPACTO AMBIENTAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
GESTÃO SUSTENTÁVEL DE BIBLIOTECAS: O CASO DA UNIVERSIDADE BRASIL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
ICMS ECOLÓGICO COMO FERRAMENTA LEGAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS:POSSIBILIDADES PARA O MUNÍCIPIO DE GUARAÍ – TO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IMAGENS HÍBRIDAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IMPACTOS AMBIENTAIS E RECUPERAÇÂO DE ÀREAS DEGRADADAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IMPACTOS AMBIENTAIS PROVOCADAS PELAS FEIRAS LIVRES EM UBERLÂNDIA: UM ESTUDO DE CASO DA POLUIÇÃO SONORA E DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NOS BAIRROS LUIZOTE E SÃO JORGE. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IMPACTOS DA POLUIÇÃO DIFUSA E PONTUAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IMPACTOS DO MEIO AMBIENTE NATURAL NA VIDA DA POPULAÇÃO RESIDENTE NO ENTORNO DOS PARQUES PÚBLICOS: ESTUDO COMPARATIVO NA CIDADE DE MAUÁ/SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INCENTIVOS FISCAIS AMBIENTAIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INCIDÊNCIA DAS PRINCIPAIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS – SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INCIDÊNCIA DE Staphylococcus E Klebsiella MULTIRRESISTENTES A ANTIMICROBIANOS NAS MÃOS DOS PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA, ANTES E APÓS A HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INCIDÊNCIA DE Staphylococcus MULTIRRESISTENTES A ANTIMICROBIANOS NAS MÃOS DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS DE UTI SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INDÚSTRIA E MEIO AMBIENTE: AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS NA REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE POLUENTES E DESCARTE CONSCIENTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIOAMBIENTAIS EM INCIDÊNCIA DE DOENÇAS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO NA CANA DE AÇÚCAR GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL APLICADA À GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO ÂMBITO MUNICIPAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
LEISHMANIOSE VISCERAL NO MUNICÍPIO DE COLINAS/TO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
LOGÍSTICA DO TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO DO AÇAÍ NO BAIRRO SANTA INÊS, MACAPÁ/AP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
LOGÍSTICA REVERSA DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS COMO FERRAMENTA DE PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
Meio Ambiente e Matemática: Proposta de Um Manual para os professores GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
MÉTODO DE DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE PEIXES IN VIVO PELO USO DA TÉCNICA NÃO-INVASIVA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA ASSOCIADO A CONSTRUÇÃO DE MAQUETE COM ÊNFASE EM TRABALHOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
MÉTODOS ALTERNATIVOS NA DESINFECÇÃO DE EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NA ÁREA DA SAÚDE SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
MODELAÇÃO DA PRODUÇÃO E DAS EXIGÊNCIAS NUTRICIONAIS DE AVES E PEIXES GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O BENEFÍCIO ECONÔMICO E SUSTENTÁVEL DA UTILIZAÇÃO DE PLACAS FOTOVOLTAICAS NA GERAÇÃO DE ENERGIA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O CONHECIMENTO DE MÉTODOS INTEGRATIVOS COM PLANTAS MEDICINAIS ABRANGENDO A POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE JALES - SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS PROVENIENTES DA SANÇÃO DE DEMOLIÇÃO EM FAIXA DE SEGURANÇA DE RESERVATÓRIO ARTIFICIAL NO MUNICÍPIO DE ITURAMA - MG GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O IMPACTO AMBIENTAL DA ADOÇÃO DO SISTEMA MODULAR EM EUCALIPTO TRATADO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O IMPACTO DO DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS NA GESTÃO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE AURIFLAMA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O IMPACTO DOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS E A RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
O USO DO FRUTO DA PALMEIRA JUÇARA PODERÁ EVITAR SUA EXTINÇÃO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
OBSERVATÓRIO SOBRE MEIO AMBIENTE NO MUNICÍPIO DE SANTANA – AMAPÁ SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
OCUPAÇÃO IRREGULAR E IMPLICAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
OS INSTRUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA PARA FINS DE INTERESSE SOCIAL EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E A FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DO “PROJETO MANANCIAIS”. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR, DIMINUINDO PERDAS DE AÇÚCAR NO PROCESSO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
"PEQUENAS” DESORDENS URBANAS E A RESPONSABILIDADE CIVIL DA PESSOA FÍSICA “CAUSADORA” DE DANO AMBIENTAL: PROPOSTA PARA A LEGISLAÇÃO MUNICIPAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE HANSENÍASE NOTIFICADOS EM FERNANDÓPOLIS, SÃO PAULO, NO PERÍODO DE 2014 A 2016 SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E DEMOGRÁFICO DE PACIENTES AFETADOS PELA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS – SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL EXERCIDO PELA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE PRATA/MG SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
POLÍTICA ECONÔMICA E SUSTENTABILIDADE DE EMPREENDIMENTO AQUÍCOLA: UMA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE ILHAS FLUTUANTES ARTIFICIAIS VISANDO A ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DE EFLUENTES DE EMPREENDIMENTOS AQUÍCOLAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
POTENCIAL ENERGÉTICO SOLAR NOS MUNICÍPIOS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PRAÇAS CENTRAIS DE VOTUPORANGA/SP: ASPECTOS HISTÓRICO-CULTURAL, PAISAGÍSTICOS, ARQUITETÔNICOS E DE SEUS USUÁRIOS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLA PÚBLICA NA REDE MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA/SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO URBANA PARA MUNICÍPIOS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E A AGRICULTURA FAMILIAR EM SANTA FÉ DO SUL - SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PROPOSTA DE ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM FUNÇÃO DA TOLERÂNCIA NATURAL A PERDA DE SOLO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE COLETA SELETIVA PARA O MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA, SÃO PAULO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
QUALIDADE DA ÁGUA DE FONTES NATURAIS MINERAIS DA ESTÂNCIA DE AMPARO (SP) GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
QUALIDADE DA ÁGUA DE HEMODIÁLISE DO HOSPITAL REGIONAL DE ILHA SOLTEIRA-SP SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS ARTESANAIS COMERCIALIZADOS NA MESORREGIÃO OCIDENTAL DE TOCANTINS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
QUESTÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: A UTILIZAÇÃO DOS 3 R’S NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: ESTUDO DA CADEIA PRODUTIVA DA EMPRESA MEJAN AMBIENTAL GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RECICLAGEM DOS MATERIAIS E RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL VISANDO A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RECURSOS HÍDRICOS E A PROTEÇÃO JURÍDICA DOS DESLOCADOS INTERNOS E DOS REFUGIADOS AMBIENTAIS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RECURSOS HÍDRICOS NOS MUNICÍPIOS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RELAÇÃO IDEAL DE AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS NA DIETA PARA PACU GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA COLETA SELETIVA NO BAIRRO SANTA MÔNICA EM UBERLÂNDIA/MG: ANÁLISE DO PROJETO MUNICIPAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RESÍDUOS SÓLIDOS HOSPITALARES: ESTUDO DE CASO NO PRONTO ATENDIMENTO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, MG SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS EXTENSÃO
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL: ANÁLISE DA LEI 12.305/10 E SUA APLICABILIDADE NA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ILHA SOLTEIRA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RESPONSABILIDADE CIVIL AMBIENTAL: A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E RESPONSOBILIZAÇÃO CIVIL ANTE OS PREJUIZOS CAUSADOS AO MEIO AMBIENTE. ESTUDO DE CASOS JURÍDICOS BRASILEIROS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RESPONSABILIDADE DOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE POR DANOS AMBIENTAIS EM VIRTUDE DE OMISSÃO LEGISLATIVA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RESPONSABILIDADE PENAL AMBIENTAL DA PESSOA JURÍDICA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
RISCO DE DESLIZAMENTOS NO MUNICÍPIO DE CARAGUATATUBA - SP POR SENSORIAMENTO REMOTO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
SISTEMA MÓVEL DE MANEJO DA IRRIGAÇÃO ? SISMMI GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
SOFTWARE PARA O GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO DE VINHAÇA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
SOFTWARE PARA O MANEJO DA DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS NO SOLO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS INOVAÇÃO
SOLUÇÕES ALTERNATIVAS AOS MATERIAIS DESCARTÁVEIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL EM USINA DE CANA-DE-AÇÚCAR E SUAS CERTIFICAÇÕES GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA NAS OBRIGAÇÕES EMPRESARIAIS SOBRE PASSIVOS AMBIENTAIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ESTOMIZADOS: CONSTRUÇÃO DE UM GUIA PRÁTICO DE ORIENTAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO DE PACIENTES PORTADORES DE ESTOMA INTESTINAL E/OU URINÁRIO SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
TECNOLOGIA NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DA EXTRAÇÃO DA MADEIRA NATIVA BRASILEIRA GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
USO DE GEOTECNOLOGIAS EM LEVANTAMENTOS AMBIENTAIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
USO DE OZÔNIO E PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE MICRO-OGANISMOS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
USO DE PLANTAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS DO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS - SP GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
USO E DESCARTE DE FÁRMACOS E OS IMPACTOS NOS RECURSOS HÍDRICOS SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL NOS MUNICÍPIOS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS NÃO CONVENCIONAIS NO CONTROLE DA ANTRACNOSE EM PÓS-COLHEITA DE FRUTOS DE TOMATE GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
UTILIZAÇÃO DE OZÔNIO COMO AGENTE FUNGICIDA EM CASTANHAS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
VALORAÇÃO E O IMPACTO AMBIENTAL PARA O BEM-ESTAR SOCIAL FRENTE AO EMPREENDEDORISMO GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
VALORIZAÇÃO ENERGÉTICA DOS RESÍDUOS: BLENDAGEM NO NOROESTE PAULISTA. GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA
VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL E RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Escherichia coli ISOLADA DE ÁGUAS SUPERFÍCIAIS GESTÃO E DINÂMICA DE ECOSSISTEMAS URBANOS E RURAIS GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADA DE MUNICÍPIOS PESQUISA

Sou graduado, mas ainda não tenho o diploma. Como devo proceder?O candidato que ainda não tiver o Diploma com os devidos registros deverá entregar uma cópia do Certificado de Colação de Grau, bem como o Atestado de Reconhecimento do curso junto ao MEC. Será estabelecida uma data para entrega do Diploma na Secretaria de Pós-Graduação.

O Programa aceita alunos com formação de tecnólogos?

Sim. O Programa de Pós-Graduação aceita tecnólogos.

Quais profissionais podem cursar o programa?

De todas as áreas (exatas, humanas e biológicas), já que é um curso de caráter interdisciplinar.

Telefone:
(17) 3465-4249

E-mail:
Pró-Reitoria de Pós-Graduação – secretaria.propesp@universidadebrasil.edu.br
Coordenador – cienciasambientais@universidadebrasil.edu.br



Informações Gerais



ARQUIVO PUBLICAÇÃO DOWNLOAD
Anais CONTECBRASIL 2020 EINIC 19/03/2021 download
Anais CONTECBRASIL 2020 19/03/2021 download
Modelo dissertação tese Pós-Graduação 17/12/2020 download
Livro digital modelo pós-graduação 16/12/2020 download
Adendo Editais PS Stricto Sensu Remanescentes 2020-2 20/08/2020 download
Resultado seleção Ciencias Ambientais Edital 03-2020 13/08/2020 download
Edital Ciências Ambientais - 2020.2 - Vagas Remanescentes 13/08/2020 download
Edital Ciências Ambientais - 2020.2 19/06/2020 download
Dissertações 01/02/2019 download
Produção Técnica-Científica 01/02/2019 download
Projetos 01/02/2019 download
Regimento - Ciências Ambientais 01/02/2019 download
Normas - Qualificação e dissertação 01/02/2019 download
Normas - Projetos de pesquisa 01/02/2019 download
Formulário de escolha – disciplinas eletivas 01/02/2019 download
Cronograma de disciplinas 2019 - Fernandópolis – Turma 2018-2 01/02/2019 download
Cronograma de Disciplinas 2019 - São Paulo – Turma 2018-2 01/02/2019 download
Cronograma de Disciplinas 2019 – Fernandópolis - Turma 2017-2 e 2018-1 01/02/2019 download
Cronograma de Disciplinas 2019 - São Paulo - Turma 2017-2 e 2018-1 01/02/2019 download
Resultado - Processo Seletivo 2019 - Primeiro semestre 19/02/2019 download
Programa de fomento à titulação de docentes da Universidade Brasil PRO - Mestre 01/02/2019 download
Modelo de Carta de Referência 01/02/2019 download
Grade Curricular 01/02/2019 download

Coordenação



NOME TITULAÇÃO CAMPUS / UNIDADE / POLO SOBRE
Luiz Sergio Vanzela Prof. Fernandópolis saiba mais

Corpo Docente



NOME TITULAÇÃO CAMPUS / UNIDADE / POLO SOBRE
Acacio Aparecido Navarrete Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
Cleber Fernando Menegasso Mansano Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
Cristina Veloso de Castro Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Danila Fernanda Rodrigues Frias Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Denise Regina da Costa Aguiar Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Dora Inés Kozusny-Andreani Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Evandro Roberto Tagliaferro Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
Gisele Herbst Vazquez Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
João Adalberto Campato Júnior Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
João Alexandre Saviolo Osti Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Leonice Domingos dos Santos Cintra Lima Professora Doutora Fernandópolis saiba mais
Luiz Sergio Vanzela Professor Doutor Fernandópolis saiba mais
Marco Antonio de Andrade Belo Professor Doutor Descalvado saiba mais
Roberto Andreani Junior Professor Doutor Fernandópolis saiba mais